Sindicato diz que meta da BRK de atingir 100% das casas com água encanada em 6 anos é irrisória

Por Redação com Assessoria 12/07/2021 16h04
Por Redação com Assessoria 12/07/2021 16h04
Sindicato diz que meta da BRK de atingir 100% das casas com água encanada em 6 anos é irrisória
Água - Foto: Reprodução

Um sindicato dos Urbanitários de Alagoas afirmaram, em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira, 12, que a meta da empresa BRK de atingir 100% das casas com água encanada em seis anos é irrisória.

A empresa BRK assumiu o controle do sistema de distribuição de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió no início deste mês.

Conforme o sindicato, dados de 2017 do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), 91,6% da população de Maceió já possui abastecimento de água potável em suas casas. "Este dado, atualizado para 2021 já chega a 95%, estando praticamente com o serviço universalizado, portanto, a meta da empresa é irrisória e é insignificante prometer atingir menos de 10% do que falta para a universalização do atendimento da Região Metropolitana em seis anos".

Ainda conforme a nota do Sindicato dos Urbanitários, as cidades de Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio e Atalaia, já possuem sistemas próprios, chamados de SAAE’s, com cerca de 100% de atendimento de água tratada cada uma.

"Ao invés de divulgar metas irrisórias visando atingir um percentual de menos de 10% em seis anos, a BRK deveria informar para a população, suas metas para o esgotamento sanitário da região. Em Maceió, apenas 35% dos 1,1 milhão de habitantes tem saneamento", reclama.

Ainda segundo o SNIS, 61,7% dos habitantes da região metropolitana de Maceió não contam com o serviço. "Estamos de olho, fiscalizando e cobrando da BRK o trabalho verdadeiro, que seja prestado conforme o contrato firmado, com preços de tarifa módicos, respeitando a tarifa social e prestando contas aos órgão de controle e à população na região atingida".