Pela primeira vez, Datafolha aponta apoio da maioria ao impeachment de Bolsonaro
Pela primeira vez desde que o tema começou a fazer parte da pesquisa do Datafolha, em abril de 2020, a maioria dos brasileiros apoia o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o instituto, 54% são a favor do afastamento, enquanto 42% que se mostram contrários à iniciativa. Na última vez em que a pesquisa foi feita, em 11 e 12 de maio, o número de pessoas favoráveis ao impeachment já era maior, mas ficava dentro da margem de erro. Dos entrevistado, 49% queriam o impedimento; 46% pediam a continuidade do governo.
O Datafolha entrevistou 2.074 pessoas maiores de 16 anos, em todo o país, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O Datafolha fez uma comparação com Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello, os dois presidentes que sofreram impeachment desde o período de redemocratização do Brasil.
Durante a gestão de Collo, 75% da população era favorável ao impeachemnt. O presidente teve o processo aceito na Câmara, mas renunciou após ser afastado para julgamento.
Em seu pior momento, Dilma teve 68% de apoio a seu impedimento. A petista foi afastada e Michel Temer, seu vice, também foi alvo da pesquisa.
Temer foi denunciado três vezes pela PGR durante a sua presidência, duas vezes na gestão de Rodrigo Janot e uma vez por Raquel Dodge, que foi nomeada por ele para o cargo.
Com apoio do Congresso, Temer conseguiu evitar que as denúncias fossem adiante, mas também foi alvo de pedidos de impeachment e, segundo o Datafolha, 81% dos entrevistados em junho de 2017 apoiavam o seu afastamento.
Bolsonaro vê sua rejeição crescer desde a criação da CPI da Pandemia, mas ainda mantém uma parcela significativa de apoio na população.
Ele também tem amparo de parlamentares do Centrão que serve como barreira contra o impeachment, mas colecionou desgaste junto a aliados depois de sugerir que o Brasil poderia não ter eleições se não for aprovado o voto impresso. Os presidentes da Câmara e do Senado, que têm evitado atrito com Bolsonaro e afastado a possibilidade de impedimento, fizeram manifestações em defesa da democracia depois das falas do mandatário.
Últimas Notícias
Operação mais letal da história do Rio de Janeiro deixou mais de 60 mortos; 4 policiais estão entre as vítimas
Projeto 'O Mil é Nosso' abre inscrições para aulão gratuito para o Enem
Prefeitura de Penedo lança edital para produção de espetáculos de teatro
Bombeiros esclarece que autor de estupro contra afilhada já está fora da corporação
Jovem morre afogado na Cachoeira da Serra D’Água, em Matriz de Camaragibe
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

