Como modernizar sua educação escolar

A educação escolar é algo importante de ser moderno e interessante para os alunos realmente se interessem sobre os conteúdos das aulas. Neste texto explicamos isso e mais um pouco sobre como modernizar sua educação escolar.

09/07/2021 12h12
09/07/2021 12h12

Uma pesquisa recente afirma que o uso de tecnologia na educação melhorou drasticamente o desempenho acadêmico do aluno. Embora o ensino tradicional em sala de aula ainda seja predominante, muitas instituições educacionais estão avançando na adoção de tecnologias. Por exemplo, eles usam lousas digitais, salas de aula invertidas e Chromebooks substituindo os livros didáticos. E quem melhor para apoiar esse movimento do que os próprios professores?

Aqui está uma lista de ideias inovadoras de tecnologia em educação para usar em sala de aula que estão transformando o mundo da educação:

Apresentações de slides com multimídia


As apresentações de slides apenas em texto estão atrasadas devido à monótona entrega de conteúdo. Além disso, é evidente que as apresentações de slides já fazem parte do seu currículo educacional. Portanto, se você adicionar uma variedade de elementos multimídia às performances, isso pode prender a atenção dos alunos por um longo tempo. Muitas vezes nem sabem o que é um ensaio acadêmico, mas se interessam pelo tema.

Alguns exemplos de elementos multimídia que você pode incluir em sua sala de aula:

● Imagens Coloridas
● Gifs
● Videoclipes curtos
● Gráficos
● Animações
● Trilhas Sonoras

Não subestime os podcasts


Os podcasts para todas as suas aulas acadêmicas podem ajudá-lo no processo de ensino a longo prazo. Especialmente, podcasts motivacionais, plataformas de aprendizagem online, entrevistas e cursos online. Da mesma forma, existem muitos podcasts disponíveis online sobre vários tópicos de interesse.

Alguns exemplos de podcasts que você pode incluir em sua sala de aula:

● Pesquisa básica em um tópico acadêmico
● Palestras de outros educadores
● Blogs de podcasts
● Se você quiser ir para o próximo nível, pode pedir a seus alunos que criem seus podcasts.
● Faça tours virtuais com seus alunos:

Quem não fica animado com viagens de campo? Todos nós fazemos. Com a tecnologia na educação, o cancelamento de viagens por problemas logísticos não vai mais acontecer. Além disso, você pode simular uma viagem de campo virtual com o Google Cardboard.

Aprenda história explorando lugares históricos, bibliotecas, estude os fenômenos da terra, visite um país estrangeiro e muito mais. Acima de tudo, envolva seus alunos e faça com que eles se apaixonem pelo currículo.

Mantenha a programação de suas aulas online


O Google Agenda ajuda você a criar e compartilhar uma agenda de aula. Isso mantém seus alunos informados sobre a aula, duração e datas importantes. Portanto, enviar por e-mail o hiperlink de sua agenda para seus alunos fará maravilhas. Isso ajudará você a se manter organizado, por sua vez, fará com que os alunos venham preparados para cada aula.

Use softwares e recursos virtuais


Visualizar conceitos matemáticos é difícil. Embora existam manipuladores como blocos de base dez, moedas, blocos e tangrams, os manipuladores virtuais tendem a ser muito eficazes. Eles são uma tecnologia relativamente nova modelada para uma melhor adoção.

O reforço de conceitos matemáticos com manipuladores virtuais permite aos alunos compreender conceitos complexos. Portanto, incorporar o uso de materiais manipuláveis ​​virtuais nas salas de aula não é apenas confortável, mas também atrai os alunos que trabalham na prática.

Vídeos de ensino: Como fazer vídeos de ensino?


Assistir a vídeos ajuda a lembrar conceitos-chave por mais tempo do que ler. Use o Vídeo Hippo para ajudá-lo a gravar explicadores de quadro branco digital, atividades em sala de aula, apresentações de colegas como vídeos. Além disso, você pode compartilhá-los com sua classe via Gdrive, Google Classroom ou YouTube imediatamente.

Adicionar vídeos à sua sala de aula ressoa com os alunos visuais, permitindo que eles aprendam em seu próprio ritmo. Além disso, você pode estabelecer uma conexão mais profunda com seus alunos e compreender a clareza por meio de vídeos.

Use as redes sociais


A mídia social não é apenas para adultos. Você também pode aproveitar os benefícios do uso das mídias sociais na educação. Portanto, você pode criar uma hashtag exclusiva e incentivar os alunos a tweetar suas dúvidas, dúvidas acadêmicas, trabalhos de casa, apresentações etc.

Responda às perguntas de seus alunos exibindo os resultados de seu feed de hashtag na tela. Isso pode ser benéfico para aqueles que não se sentem confortáveis ​​fazendo perguntas na frente de uma grande multidão.

Feedback de vídeo, questionário e pesquisas


Você pode gravar feedback personalizado sobre o trabalho do aluno como um vídeo. Além disso, permita que os alunos dêem feedback aos colegas por meio de vídeos. Portanto, isso pode ajudar os alunos a expressar uma opinião em vez de mantê-la focada na escrita.

Incentive os alunos a criar formulários, testes e enquetes relacionados às suas atividades acadêmicas com uma ferramenta como o Formulários Google.

Os alunos podem criá-los por meio de dispositivos eletrônicos em sala de aula. Portanto, esta pode ser uma das maneiras mais fáceis de introduzir a tecnologia em sua sala de aula.

Gamificação


Dizem que aprender brincando é a melhor maneira de entender um conceito complexo. Isso se aplica a todos os alunos. Quando um conceito complexo é ensinado na forma de jogos, ele define a base certa.

Por exemplo, ensinar os alunos a digitar mais rápido pode ser ensinado na forma de jogos de digitação no laboratório de informática. Eles não são apenas incrivelmente envolventes para ensinar os alunos a digitação rápida, mas também invocam diversão e empolgação para os alunos.

Os professores podem pedir aos alunos que formem pares ou grupos e incentivá-los a colaborar uns com os outros enquanto aprendem brincando. Isso também incentiva o trabalho em equipe entre os alunos, uma habilidade essencial quando eles querem crescer na carreira.

Grupos Sociais


Os alunos passam muito mais tempo nas redes sociais do que os adultos. Portanto, trazer a mídia social para o currículo está entre as formas mais inovadoras de usar a tecnologia na sala de aula. Os professores podem conectar os alunos ao currículo, aos recursos da sala de aula e uns aos outros. Crie um grupo do Facebook, Whatsapp ou Slack especificamente para sua classe, onde você pode postar tópicos de discussão.

Existem muitas ideias disponíveis para ensinar e envolver os alunos. No entanto, descobrir qual deles funciona para seus alunos e implementá-los trará mais benefícios.