Ministro da Saúde visita Alagoas e lança a plataforma Conecte-SUS Profissional

Por Redação Com Ministério da Saúde 01/07/2021 16h04 - Atualizado em 01/07/2021 16h04
Por Redação Com Ministério da Saúde 01/07/2021 16h04 Atualizado em 01/07/2021 16h04
Ministro da Saúde visita Alagoas e lança a plataforma Conecte-SUS Profissional
Ministro da Saúde em Alagoas - Foto: Prefeitura de Marechal Deodoro

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Alagoas na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, para lançar a plataforma Conecte-SUS Profissional. O lançamento ocorreu na cidade de Marechal Deodoro, interior de Alagoas.

O programa está apto a ser acessado em cerca de 15 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. Conforme o ministro, fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é o caminho para vencer a pandemia de Covid-19.

O sistema lançado nesta quinta-feira já permite acesso a informações de apoio ao combate à pandemia de Covid-19, à Carteira de Vacinação Digital, ao Certificado Nacional de Vacinação e resultados de exames para a Covid-19.

Implementação
Para acessar o Conecte-SUS Profissional, será necessário conectar-se à versão mais atualizada do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS), e validar os dados pelo acesso único do Governo Federal. O primeiro acesso será validado por meio da base de dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). O sistema leva em consideração todos os critérios de segurança da informação e obedece rigorosamente às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“É importante que as pessoas entendam o potencial do Conecte SUS. Pela primeira vez o paciente vai ter acesso ao seu prontuário eletrônico. E todos os profissionais de saúde estarão conectados na rede SUS, e não só com os dados dos estabelecimentos públicos, mas de toda rede de saúde”, explicou o diretor do DataSUS, Jacson Barros.