Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca abrem para doação de sangue no Feriado de São João
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) abre para doação de sangue nesta quinta-feira (24), Feriado Estadual de São João. A Unidade Maceió, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, funciona das 7h30 às 17h; já a Unidade Arapiraca, situada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, atende das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Com isso, os voluntários que não podem se candidatar à doação de sangue nos dias úteis e, aos sábados, têm a oportunidade de praticar o gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas. Para isso, no entanto, além de boa saúde, é necessário portar um documento de identificação com foto, estar de máscara, ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.
Caso o voluntário seja menor de idade, ou seja, tenha 16 e 17 anos, deve comparecer ao Hemoal em companhia dos pais ou responsáveis legais, portando um documento de identificação oficial e original deles. Se o voluntário já é doador habitual, pode repedir o gestor após três meses, no caso das mulheres; quanto aos homens, o intervalo entre uma doação e outra é de dois meses.
Impedimentos – De acordo com o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de doar sangue, os voluntários que tiverem contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de Aids, sífilis e doença de Chagas. As mulheres ficam impedidas apenas se estiverem gestantes ou no período de amamentação.
“Caso o voluntário esteja infectado pelo novo coronavírus, ele fica impedido de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e não tenha apresentado sintomas da Covid-19, devem ser aguardados 14 dias”, informou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.
No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose. Já para quem se vacinou contra a Influenza, deve respeitar um intervalo de 48 horas para se candidatar à doação de sangue.
Últimas Notícias
Arapiraca vive dia de fé e devoção com a 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho; assista
PM conduz quatro pessoas à delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no interior
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Morre ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Denício Calixto
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de São Miguel dos Campos
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

