Por que a Globo não deixou Faustão se despedir do público?

Por Leo Dias/Metrópoles 18/06/2021 08h08
Por Leo Dias/Metrópoles 18/06/2021 08h08
Por que a Globo não deixou Faustão se despedir do público?
Fausto Silva - Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quinta-feira (17/6), a Rede Globo anunciou que a saída de Fausto Silva da emissora, que estava prevista para dezembro, foi antecipada. A partir do próximo domingo (20/6), Tiago Leifert assume interinamente o comando do Domingão do Faustão até a estreia do projeto em desenvolvimento de Luciano Huck para o horário. Isso significa que Faustão não volta ao ar para se despedir de seu público cativo, após 32 anos no comando do programa.


Em comunicado, a emissora informou que “por razões estratégicas e internas, a Globo tomou a decisão de antecipar a saída de Fausto Silva do programa e juntos optaram por formalizar o distrato”. A conversa sobre o desligamento do apresentador, que já não havia comandado o último programa por questões de saúde, ocorreu nesta quarta-feira (16/6) entre ele e executivos da alta cúpula do canal.


Faustão vai para a Band em 2022 e a divulgação antecipada sobre o acerto com a concorrente incomodou a Globo. Apesar de detalhes do novo programa ainda não terem sido divulgados, o contrato já está assinado. A previsão é de que o apresentador estreie na emissora em janeiro do ano que vem, e continuar com seu programa aos domingos manteria sua imagem aquecida até lá.


Com o distrato, a Globo coloca o apresentador “na geladeira” e tenta evitar que ele leve parte de sua audiência para a concorrência. Mas é inegável que não permitir que Faustão retorne ao ar para se despedir de seu público seja um descaso com sua história de sucesso durante 32 anos na emissora, que o tornou uma das personalidades da mídia mais queridas pelos brasileiros.