MVV realizará cerimônia de conclusão de obras do Projeto Serrote nesta quarta (16)

Por da redação com assessoria 15/06/2021 20h08
Por da redação com assessoria 15/06/2021 20h08
MVV realizará cerimônia de conclusão de obras do Projeto Serrote nesta quarta (16)
MVV realizará cerimônia de conclusão de obras do Projeto Serrote - Foto: Assessoria

Um marco para Alagoas. Nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, acontecerá a cerimônia de conclusão de obras do Projeto Serrote, empreendimento minerário situado no Agreste alagoano.

O evento poderá ser conferido ao vivo de forma online por meio de um hotsite lançado contendo, ainda, uma linha do tempo e de evolução da companhia.

Em suma, com agora as obras 100% concluídas, a MVV entregará para o Estado e ao povo alagoano a primeira empresa de metais básicos de sua história, beneficiando concentrado de cobre para franca exportação, com pretensão de início já para o segundo semestre deste ano.

Para celebrar este momento junto a todos os alagoanos, devido à pandemia da COVID-19 e seguindo as recomendações das autoridades governamentais e especialistas de Saúde, a empresa resolveu fazer um evento prioritariamente online, tendo apenas algumas representações de autoridades, empregados e moradores das comunidades vizinhas, evitando assim o contágio do novo coronavírus e em consonância com o decreto estadual nº 74.744, de 9 de junho de 2021.

Vale frisar que todos os participantes da cerimônia presencial já estão sendo testados com PCR, a fim de que apenas pessoas com a aferição negativa do Sars-COV-2 tenham permissão concedida para entrar no evento — que, inclusive, acontecerá em um espaço amplo e aberto, localizado no platô do parque da Britagem Primária. Os demais empregados da MVV integrarão este momento ímpar formando uma plateia virtual.

TESTES COM CARGA


Com esta “virada de chave”, a Mineração Vale Verde iniciará oficialmente seus testes de comissionamento com carga.

Isto é, seus testes eletromecânicos passarão com o minério por todo o processo da planta industrial, desde a mina, britagens, pilha pulmão, moagem, flotação, filtragem e estocagem, com destino posterior ao porto. De lá, o produto final seguirá para os mares, rumo ao mercado asiático, onde há crescente busca por este “metal verde” que está sendo extraído em Craíbas, no interior de Alagoas.

“O cobre é o terceiro metal mais utilizado no mundo e seu preço atual é um dos melhores desta última década. Somos gratos por cada ‘tijolo’ construído aqui no Agreste utilizando a mão de obra local, praticamente com 70% dos nossos empregados sendo residentes de Alagoas. No pico das nossas obras, utilizamos mais de 2,1 mil pessoas alternando turnos para que esse sonho acontecesse. Isso não tem preço para nós! É uma realização, de fato”, diz o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima.

A concessão das Licenças de Operação (LO) da mina e da planta de beneficiamento da MVV foi realizada no início deste mês de junho pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), com entrega dos documentos na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em Maceió.

E isso enche todos os empregados e terceirizados do Projeto Serrote de muito orgulho, pois mesmo diante deste momento desafiador que vivenciamos por conta da COVID-19, o time da MVV conseguiu atingir todas as metas internas estabelecidas e concluir tudo abaixo do orçamento e antes do planejado.

O próximo passo, como revelou Tony Lima, é o start-up (início da operação) da planta de beneficiamento e o ramp-up (aceleração da produção industrial) da Mina Serrote, sempre de forma segura e responsável.

Assista à cerimônia de entrega do Projeto nesta quarta (16) às 9h.


SOBRE A APPIAN BRAZIL


O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado — Private Equity —, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel — operação de níquel sulfetado no sul da Bahia — e a MVV.

Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no país com a aquisição de novos ativos. A Appian e todas as suas empresas possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.