Eduneal lançará dia 30 de junho a 2ª Edição da Obra “Arapiraca Através do Tempo” de Zezito Guedes

Por da redação com assessoria 15/06/2021 19h07
Por da redação com assessoria 15/06/2021 19h07
Eduneal lançará dia 30 de junho a 2ª Edição da Obra “Arapiraca Através do Tempo” de Zezito Guedes
Lançamento de livro - Foto: Reprodução

A Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) lançará no dia (30) de junho a 2ª Edição do livro Arapiraca Através do Tempo, escrito por Zezito Guedes, mestre da cultura popular e um grande pesquisador dos saberes e histórias do povo arapiraquense. O lançamento virtual terá o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas (PROEXT- Uneal) da Reitoria e da Academia Arapiraquense de Letras (ACALA). O lançamento ocorrerá através do canal Uneal Oficial no Youtube no próximo dia 30 às 19:30.

Arapiraca Através do Tempo foi reeditado em 2020 e teve seu lançamento interrompido em decorrência das restrições sanitárias impostas pela pandemia. A Universidade Estadual de Alagoas através da Eduneal planejava um lançamento festivo e uma homenagem ao grande escritor Zezito Guedes. Com o prolongamento das exigências de distanciamento social, decidiu-se por um lançamento virtual.

O diretor chefe da Eduneal Prof. Dr. Renildo Ribeiro, destaca “Arapiraca através do tempo é um livro essencial a todo cidadão de Arapiraca e, ouso dizer, de todo agreste de Alagoas. Com talento e sensibilidade de historiador nato, o professor Zezito Guedes registra de maneira surpreendente eventos e personalidades da cidade de Arapiraca desde sua formação (1848) até a década de 1980, do século passado. Nesta obra, encontramos informações essenciais a preservação da identidade da cidade de Arapiraca e de seus habitantes. De leitura obrigatória, este livro não deveria faltar nas residências de Arapiraca e muito menos nas estantes e mesas escolares, pois saber das nossas raízes e da nossa história é atitude necessária e urgente em tempos de apagamentos de nossas identidades”.

Ribeiro completa “Tivemos muitas perdas, sr. Zezito perdeu sua esposa com a pandemia e só agora pudemos adaptar nosso planos iniciais. Nesta nova modalidade nosso amigo e Pró-Reitor de Extensão Carlindo de Lira articulou junto a Carla Emanuele Messias de Farias, presidente da ACALA, instituição que muito nos orgulha, um lançamento oficial desta obra. É importante, inclusive registrar a parceria e colaboração da família do Sr. Zezito Guedes que tem sido solicita e gentil em todo o processo. Nosso muito obrigado a todos os filhos do nosso grande homenageado Zezito Guedes.”

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Uneal (Ascom) a família de Guedes, enfatizou que se sente lisonjeada e honrada em realizar esse sonho, de deixar para posteridade a história de Arapiraca. A família revelou que era um sonho, vontade de Zezito, uma reedição da obra, devido as edições de 1999 terem se esgotado. Era comum aos leitores e interessados na obra fazer cópias do livro. Agora, com a reedição, todos que quiserem terão oportunidade de adquirir um exemplar.

Assista o lançamento clicando aqui.

Saiba mais sobre o autor

Zezito Guedes atuou profissionalmente como protético em Arapiraca e conciliou o trabalho com sua paixão pela cultura da região. Graças a sua paixão pela arte e cultura locais, seu laboratório de prótese se transformou em ateliê de apoio aos artesãos e escultores da região, que traziam seus trabalhos para ficarem expostos e, consequentemente, os clientes apaixonados pela arte e pela cultura compravam os trabalhos ou levavam para expor em galerias do norte e nordeste a exemplo da renomada Fundação Joaquim Nabuco dirigida por Ariano Suassuna. Seu primeiro livro foi Cantiga das destaladeiras de fumo, obra também esgotada.