Alagoas participa da semana nacional da Campanha Desaparecidos

Nesta segunda-feira (14), a Perícia Oficial do Estado de Alagoas realizará a abertura oficial da semana nacional da Campanha Desaparecidos. O projeto do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do Ministério da Justiça, pretende fazer uma grande mobilização para coletar o DNA de familiares de pessoas desaparecidas para inserir na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).
O mutirão acontecerá entre os dias 14 a 18 de junho em todos os estados do Brasil, que integram a RIBPG. Em Alagoas, a abertura acontecerá às 09 horas, simultaneamente nos dois pontos de coleta de DNA do Estado, e o atendimento às famílias interessadas em doar o material genético se estenderá até as 17 horas.
Em Maceió, o ponto de coleta será no Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima, na Avenida Luiz Avelino Pereira, bairro do Tabuleiro dos Martins. Já em Arapiraca, a mobilização acontecerá no Instituto Médico Legal Médico Legista Edvaldo Castro Alves, localizado na Av. Gov. Lamenha Filho, Bairro Jardim Tropical.
Para se fazer a coleta, a família do desaparecido precisa apenas apresentar o boletim de ocorrência policial que oficializou o caso. Mas, caso ela não tenha feito o boletim, especialmente na semana nacional de Coleta de DNA, a Policia Civil de Alagoas, parceira do projeto, disponibilizará equipes para registro do BO nos pontos de coleta.
De acordo com a chefe do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística de Alagoas, a perita criminal Rosana Coutinho, o procedimento para a coleta é rápido, indolor e não-invasivo. O material coletado será enviado para o Laboratório que será responsável por processar as amostras e inserir os perfis genéticos no banco de dados estadual.
Após serem inseridos, esses perfis serão confrontados com o banco de Alagoas, e depois com os demais bancos dos outros estados que compõem a rede integrada. Esses bancos são formados por perfis genéticos de cadáveres e ossadas não identificadas que são recolhidos pelos IMLs de todo o país.
Atualmente, o procedimento de exame de DNA só é feito, quando uma família reclama um cadáver ou ossada encontrada, ou seja, o perfil genético é apenas comparado com o dessa família. A partir de agora, o laboratório irá realizar buscas em nível nacional, em todo os bancos da rede integrada, que em breve ainda contará com o DNA de pessoas desmemoriadas que se encontram em hospitais e abrigos.
A campanha Desaparecidos foi lançada no último dia 25 de maio, dia internacional da criança desaparecida, mas, ela visa identificar qualquer pessoa desaparecida, independentemente da idade. A flor miosótis, também conhecida como “não me esqueças”, foi escolhida como símbolo da campanha, reforçando que cada uma dessas pessoas desaparecidas, jamais será esquecida.
Últimas Notícias

Concurso Público da Educação em Arapiraca deve ter edital divulgado em breve

Seduc Alagoas abre PSS para Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista

Polícia Militar apreende arma, drogas e simulacros em municípios alagoanos

Polícia Civil do RJ faz operação contra venda ilegal de canetas emagrecedoras

SSP e PM fazem operação Idoso Protegido na Região Metropolitana de Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Hotel Maria Araújo chega em Arapiraca e oferece novo conceito em hospedagem
