Número de mortos por Covid em Alagoas é maior que a população de cinco municípios
A evolução da pandemia de Covid, ao longo de mais de um ano, é contada pelo rastro de destruição nos 102 municípios alagoanos. Pelo número de mortos até agora é como se Palestina, cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, desaparecesse.
São mais mortos em Alagoas do que a quantidade de habitantes de pelo menos cinco cidades: Feliz Deserto, Belém, Jundiá, Mar Vermelho e Pindoba ou como se todos os moradores de Rio Largo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, juntos, fossem infectados.
Quinze meses após a confirmação do primeiro caso em Alagoas, a Covid segue adoecendo e matando. A primeira morte pelo Sars-Cov-2 no estado foi anunciada no dia 31 de março de 2020. Desde então somos perto de 5 mil e, de todas as idades, que não resistiram à doença que se alastra numa velocidade que marca o Brasil como um dos mais afetados no mundo.
Em 10 dos 102 municípios alagoanos o número de óbitos, juntos, chega a 3,3 mil, quase 68% do total de mortes: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Campo Alegre.
Por cem mil habitantes
Em relação ao número de mortos por Covid a cada cem mil habitantes, Maceió, Satuba, Roteiro, Marechal Deodoro e Rio Largo ocupam as primeiras cinco colocações, com mais vítimas. Têm, na sequência, 217; 216; 195; 184 e 181/cem mil. Na outra ponta, com menos vítimas estão São Brás, Jacaré dos Homens, Pindoba, Pariconha e Jaramataia.
Sobre os casos confirmados da doença, por cada cem mil habitantes, Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Pilar e Palestina estão na frente. Respectivamente 11,3 mil; 11 mil; 8,9 mil; 8,8 mil e 8,3 mil. Maceió, que embora tenha mais mortes e notificações da doença, ficou em sexto.
Os dados constam no painel de informações interativas sobre a pandemia da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). No Nordeste, o painel de monitoramento dos casos de Covid do Ministério da Saúde mostra que a mortalidade por cem mil habitantes em Alagoas é de 147,5, maior apenas que no Maranhão, que chegou a 117,3 vítimas por cem mil habitantes.
Últimas Notícias
Arapiraquense busca ajuda para continuar tratamento e evitar amputação devido a câncer raro
Lula bate Flávio Bolsonaro por 15 pontos e Tarcísio por 5 no 2º turno, diz Datafolha
Ex-jogador do Flamengo e Vasco é contratado por clube alagoano
Sikêra Jr. está de saída de TV do Amazonas e pode entrar na política
Padre some antes de missa e é achado morto na casa paroquial
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

