Itália volta a um grande torneio depois de cinco anos e abre a maior Eurocopa da história
Se há um país que sofreu mais que os demais com o adiamento da Eurocopa, foi a Itália. Um ano mais de espera. De ansiedade por ver a Azzurra de volta a um grande torneio. Cinco anos sem jogar uma competição de peso é muito para uma seleção tetracampeã mundial. Mas essa agonia acaba nesta sexta. Diante da Turquia, os italianos vão abrir a maior Euro de todos os tempos.
Turquia e Itália estão no Grupo A, que tem também Suíça e País de Gales. A Eurocopa 2020 começa em junho de 2021 e você sabe por quê. A pandemia do novo coronavírus adiou os planos da Uefa de fazer uma grande festa do futebol em 12 países do continente. Mas o torneio vai acontecer. Agora, em 11 nações – a Irlanda ficou fora.
Todos os jogos terão público. Em alguns países, as restrições são maiores. Munique é a sede que vai receber menos torcedores: 14,5 mil. Budapeste, na Hungria, vai ter lotação máxima e pode contar até com 61 mil pessoas por jogo. O palco da estreia, Roma, vai contar com 16 mil torcedores.
A Itália ficou fora da Copa do Mundo de 2018 e se viu longe de um grande torneio pela primeira vez em 60 anos. Por isso, a Euro tem um sabor diferente para a Azzurra. O capitão Chiellini admitiu que a dor por ter ficado fora do Mundial acompanha a seleção.
– Nossa vontade é de vingar aquela derrota de Milão, de novamente sermos protagonistas em um grande torneio. Aquela derrota (para a Suécia, na repescagem da Copa) permanece dentro e jamais poderemos cancelar. Transformamos essa desilusão em empolgação. É muita vontade de fazer bem. E não vemos isso só entre nós, mas entre amigos, pessoas. Todos estão fazendo crescer este sentimento em toda Itália. Não vemos a hora de ir a campo e viver estas emoções todos juntos – comentou o experiente zagueiro da Juventus.
Os italianos estão esperançosos com o desempenho da equipe desde que o técnico Roberto Mancini assumiu o time. São 27 jogos sem perder. A caminhada rumo à Euro foi perfeita, com 10 vitórias em 10 jogos. O time está entre os quatro finalistas da Liga das Nações. E venceu as três primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa.
Embora seja tetracampeã mundial, a Itália não tem o mesmo protagonismo na Euro. Foi campeã em 1968, seu único título, e vice duas vezes: em 2000, para a França, e em 2012, para a Espanha.
A Turquia é uma das seleções que podem surpreender. Fez campanha sólida nas eliminatórias para a Euro e venceu até a França em 2019. Neste ano, bateu a Holanda por 4 a 2 e passou pela Noruega de Haaland por 3 a 0 no início das eliminatórias da Copa.
O time é comandado por Senol Günes, que levou a equipe às semifinais da Copa do Mundo em 2002. E conta com os gols do veterano artilheiro Burak Yilmaz, de 35 anos, principal nome do campeão francês Lille. Günes cita sua experiência na Copa da Coreia e do Japão sempre que pode para motivar os turcos.
– Eu não diria que somos os favoritos deste grupo, mas espero que no fim sejamos o vencedor. Espero encarar a Itália na final do torneio. Lembro quando isso ocorreu contra o Brasil na Copa de 2002. É muito bom pois os times já se conhecem. Acho que aprenderemos muito com o jogo. Posso dizer que todos meus 26 jogadores estarão prontos. Queremos que seja um jogo bonito. O futebol é um esporte que ensina bastante. Espero que todos assistindo se divirtam – declarou.
A Itália não vai deve contar com um de seus principais jogadores, Verratti. O meio-campista do PSG ainda se recupera de uma lesão no joelho direito. Pellegrini, meia da Roma, foi cortado na última quinta após uma lesão na coxa.
Prováveis escalações:
TURQUIA: Uğurcan Çakır; Zeki Çelik, Merih Demiral, Çağlar Söyüncü, Umut Meraş; Okay Yokuşlu, Ozan Tufan, Hakan Çalhanoğlu, Cengiz Ünder, Kenan; Burak Yılmaz
Técnico: Senol Günes
ITÁLIA: Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini, Spinazzola; Barella, Jorginho, Locatelli; Berardi, Immobile, Insigne
Técnico: Roberto Mancini
Últimas Notícias
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 55 milhões
Grave acidente deixa duas pessoas feridas na AL-115, em Girau do Ponciano
Promessa do Dallas Cowboys, da NFL, morre aos 24 anos
Seleção brasileira de handebol é convocada para Mundial Feminino
Homem com mandado de prisão por homicídio é capturado durante patrulhamento em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

