Com indicadores em alta, Governo de Alagoas renova decreto de combate à Covid-19
O Governo de Alagoas renovou o decreto governamental de enfrentamento ao novo coronavírus por mais 15 dias. A prorrogação das medidas foi provocada pelo patamar alto em que se mantêm os principais indicadores da pandemia, como a ocupação de leitos de UTI e o número de óbitos, segundo anunciou o governador Renan Filho em mensagem postada nas redes oficiais na tarde desta quinta-feira (10).
“Renovei, sem alteração, por 15 dias, o decreto relativo ao Plano de Distanciamento Social Controlado. A taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos seguem altos e balizaram a decisão”, publicou Renan Filho, que também alertou à população: “Evitem aglomerações, usem máscaras. Vacine-se quando chegar sua vez. Proteja sua vida!”.
Portanto, as mesmas regras do decreto anterior (nº 74.511) continuam em vigor. O funcionamento de estabelecimentos comerciais e o acesso a praias, rios e marinas seguem vedados aos fins de semana e feriados, e o horário segue o exposto no decreto. Academias, clubes e centros de ginásticas permanecem fechados aos domingos e feriados, e a restrição de horário para circulação de pessoas continua mantida entre 05h e 20h, todos os dias.
O cenário nas unidades hospitalares exige atenção. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 permanece acima dos 92% há vários dias. Em paralelo, crescem também as taxas de óbito e transmissão.
Os esforços e os investimentos promovidos pelo Estado ao longo de mais de um ano de pandemia têm contribuído decisivamente para a preservação de vidas. Alagoas apresenta uma das menores taxas de óbitos por 100 mil habitantes do país. E no outro destaque nacional, o estado é um dos que mais aplicou na população as vacinas recebidas.
A chegada das vacinas fortaleceu o enfrentamento ao vírus, mas o apelo à população persiste: higienizar as mãos com frequência, utilizar máscara ao sair de casa e cumprir com rigor os protocolos de distanciamento social. O papel do cidadão é fundamental na luta contra o vírus.
A seguir, confira as medidas renovadas com o novo decreto:
- Segue vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
- No comércio, as lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados. A restrição é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferenciado: 10h às 18h. Já a abertura dos shopping centers fica vedada também às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, com horário de funcionamento entre 11h e 20h.
- No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, a abertura aos sábados e domingos pode ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal segue liberado das 5h às 20h.
- Academias, clubes e centros de ginásticas continuam a abrir as portas entre segunda e sexta, das 5h às 20h, mas com funcionamento proibido aos domingos e feriados.
- Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.
- Teatros, museus, parques temáticos e cinemas permanecem fechados.
Últimas Notícias
Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master
Mecias defende anistia e pede prisão domiciliar para Bolsonaro
Comissão aprova projeto que prevê porte de arma em imóvel rural
Flávio Bolsonaro aciona TCU contra filho de Lula após acusações de fraude no INSS
Governador Paulo Dantas e ministro Renan Filho autorizam início da duplicação da BR-104 em Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Black Friday 2025
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional

