Inscrições para primeira fase do Revalida 2021 terminam nesta sexta (11)
Exame avalia médicos diplomados no exterior; provas serão aplicadas em setembro
Terminam amanhã, 11, as inscrições para a primeira fase Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. O exame tem como objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, dos diplomas de graduação em Medicina expedidos no exterior.
No momento da inscrição, os médicos devem enviar o diploma para análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, caso necessário, podem solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social. Aplicação da primeira prova será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasileiras. No momento da inscrição o médico deve indicar qual cidade deseja fazer o exame.
Para fazer a revalidação do diploma, o interessado precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. Além disso, deve possuir diploma de graduação em Medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira, ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
Provas
O Revalida é composto por duas etapas, teórica e prática, que abordam de forma interdisciplinar as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
As provas são aplicadas nos seguintes locais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O exame visa avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Últimas Notícias
Jovem, supostamente envolvido com o tráfico, é morto a tiros na parte alta de Maceió
Governo Federal reconhece situação de emergência em Craíbas, Pariconha e Santana do Ipanema
Relator Alfredo Gaspar denuncia novos indícios de enriquecimento ilícito e fraude milionária no INSS durante depoimentos na CPMI
Jovem é baleado no rosto após discussão por apelidos em Craíbas
Cartórios do Sertão de Alagoas são inspecionados pela Corregedoria
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela

