História de Curitiba: Conheça os principais fatos

08/06/2021 10h10 - Atualizado em 08/06/2021 10h10
08/06/2021 10h10 Atualizado em 08/06/2021 10h10
História de Curitiba: Conheça os principais fatos
Curitiba - Foto: Pixabay

Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada na região sul do país. Uma das cidades mais visitadas e importantes do Brasil. Assim, conheça neste post os pontos turísticos de Curitiba, sua história e seus principais fatos.

O nome Curitiba possui algumas versões sobre a sua origem, segundo alguns etimologia, a palavra Curi vem do do tupi-guarani (“Ku’ri”), que significa pinheiro, já a palavra Tiba vem do sufixo coletivo, cujo seu significado é pinhal. Dessa forma, o nome Curitiba possui um significado peculiar, de muitos pinheiros, ou em outras adaptações, pinheiral.

Quer saber mais sobre a capital paranaense, seus principais fatos e pontos turísticos? Então, continue a acompanhar a leitura!

História e curiosidades da capital paranaense


Atualmente, uma das capitais mais populosas do Brasil, além de ser considerada uma das melhores para se morar, Curitiba foi fundada por volta de 1661, já a sua emancipação ocorreu em 29 de março de 1693, data que é comemorado o aniversário da cidade.

Curitiba foi escolhida para ser a capital do estado devido a sua relevância na travessia entre a cidade paulista de Sorocaba e Viamão, no estado do Rio Grande do Sul.

A capital paranaense é a cidade mais populosa do estado e, segundo censo do IBGE, Curitiba tem 1 948 626 habitantes, conforme dados divulgados pelo órgão em 2020. A sua população é considerada a oitava maior do país. 412,004 km²

Curitiba tem uma área total de 435,036 km², sendo considerado área urbana 412,004 km². Já os municípios que fazem limite com a cidade são:

● Almirante Tamandaré
● Araucária
● Campo Largo
● Campo Magro
● Colombo
● Fazenda Rio Grande
● Pinhais
● São José dos Pinhais

Outra característica que já faz parte da história de Curitiba é o seu clima mais ameno, a capital paranaense possui média de temperatura de 21 ºC no verão, já a média do inverno fica em torno de 13 ºC.

O PIB de Curitiba é de 83.864.936, divulgado pelo IBGE em 2015. O Índice de Desenvolvimento Humano é considerado muito alto (0,823), conforme dados dos órgãos PNUD, Ipea e FJP em 2010.

História de Curitiba: período colonial


O período colonial é essencial para entender a história de Curitiba. Os bandeirantes utilizam muito essa rota durante o XVII, que faziam o trajeto em busca de ouro.

O responsável por chefiar as primeiras expedições foi também um dos nomes de Curitiba - Eleodoro Ébanos Pereira. Contudo, segundo historiadores, na região da atual capital do Paraná, antes dessa época já haviam outros povoados nesta área, entre Bocaiúva do Sul, Atuba e São José dos Pinhais.

Os primeiros colonizadores de Curitiba foram as famílias bandeirantes de Seixas, Andrade e Soares. Esse é um dos fatos interessantes que causaram transformações na história de Curitiba.

Ao se acomodarem na região, os portugueses deram o nome de Vilinha ao local. Posteriormente, foi fundado o povoado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba.

O extrativismo de minerais foi um dos mais importantes da região nessa época, além da pecuária.

Com isso, o desenvolvimento da região foi acelerado, em um local que era conhecido como Caminho do Gado, outro que é um dos fatos interessantes que causaram transformações na história de Curitiba, a estrada que ligava o Rio Grande do Sul a Minas Gerais, era muito utilizado para comercializar gados, entre outros animais.

História de Curitiba: período imperial e republicano


O período imperial e republicado também é de grande importância para a história de Curitiba, com grande expansão, o que a tornou uma das capitais mais notáveis do Brasil.

Em 19 de dezembro de 1812, outro fato para a história de Curitiba é que ela se tornou comarca, por meio de um alvará imperial.

A capital atual do Paraná só veio a se tornar uma cidade em 5 de fevereiro de 1842. Já um dos fatos mais relevantes para a história de Curitiba foi a decisão tomada por meio da Lei Imperial n.º 704, de 29 de agosto de 1853, onde a cidade passa a ser a capital da província do Paraná.

A colonização da capital paranaense foi feita principalmente por poloneses e italianos, além de ucranianos e alemães.

De lá para cá, a história de Curitiba teve diversos fatos que contribuíram para o seu desenvolvimento, como a criação da Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá e do Porto de Paranaguá, o que permitiram que a cidade se tornasse uma das mais desenvolvidas do país.

Quais são os pontos turísticos de Curitiba?


Para conhecer melhor a história de Curitiba, ao visitar a capital paranaense, é imperdível visitar alguns dos seus mais importantes locais de visitação.

Os principais pontos turísticos de Curitiba são:


● Jardim Botânico de Curitiba
● Mercado Municipal
● Parque Tanguá
● Museu Oscar Niemeyer (MON)
● Hard Rock Café Curitiba
● Feirinha do Largo da Ordem
● Torre Panorâmica

Esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos localizados em Curitiba, sendo indicados a todos que vão visitar a cidade pela primeira vez ou que ainda não conhecem alguns deles.

Jardim Botânico de Curitiba: um dos principais pontos turísticos

O Jardim Botânico de Curitiba é considerado um dos lugares mais bonitos e visitados da capital paranaense. O local foi inaugurado em 1992 e está localizado no bairro de mesmo nome.

O nome oficial do lugar é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem para a Engenheira conhecida como ''Franchette'', precursora do urbanismo da capital paranaense.

Com cerca de 40% de conservação permanente, a área total do do Jardim Botânico de Curitiba é de 178 mil m².

No local é possível observar as belezas naturais dos seus bosques, além de poder caminhar e fazer piquenique apreciando o lago que fica em frente ao amplo gramado do Jardim Botânico de Curitiba.

Endereço: o Jardim Botânico de Curitiba está localizado na Rua: Engo. Ostoja Roguski - Jardim Botânico.

Funcionamento: o horário de abertura deste que é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, é de segunda-feira a domingo, das 6h às 18h.

Telefone para contato: (41) 3362-1800.

Como chegar a Curitiba


Para chegar em Curitiba, o aeroporto da capital é um dos mais utilizados, o Afonso Pena (CWB), que opera voos domésticos e internacionais. Localizado na região metropolitana da capital paranaense, o aeroporto fica a uma distância aproximada de 18 km do centro.

O aeroporto de Curitiba fica na Avenida Rocha Pombo - Águas Belas, São José dos Pinhais. O contato telefônico pode ser realizado através do número: (41) 3381-1515.

De fácil acesso, o aeroporto Afonso Pena (CWB) permite que o passageiro chegue até o local via transporte público, considerado um dos mais eficientes do país, de táxi, carro de aplicativo ou próprio.

Sem dúvida, a capital do estado do Paraná merece a visita de perto para conhecer melhor a sua história e os seus principais pontos turísticos.