TCU desmente Bolsonaro e diz que não há informações que apontem menos mortes por Covid-19

O Tribunal de Contas da União (TCU) rebateu a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a Corte teria um relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020. Segundo o chefe do Executivo federal, o documento apontava que os óbitos foram cerca de metade do registrado.
“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, registra a nota, seca, da Corte de Contas.
Em conversa com apoiadores nesta manhã, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente da República afirmou:
“Olha, em primeira mão aqui para vocês: [o documento] não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos, o ano passado por Covid. E ali, o relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Não é meu, não.”
Questionamento dos óbitos
Bolsonaro e seu entorno vêm questionando os números de Covid-19 no Brasil — compilados pelo Ministério da Saúde, a partir de dados das secretarias de saúde municipais e estaduais —, sob alegação de que os dados estariam insuflados.
Ao abordar o tema da lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Bolsonaro chegou a dizer que “parece que só se morre de Covid” no país.
Nesta segunda-feira (7/6), o presidente afirmou que o documento do TCU comprova suspeitas de pessoas que afirmaram que seus parentes não faleceram em decorrência da Covid-19, mas de outras doenças.
“Como é do Tribunal de Contas da União, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava, muitos vídeos vocês viram no WhatsApp etc., de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. É muito bem fundamentado, está bem claro. Só jornalista não vai entender, o resto todo mundo vai entender.”
No ano passado, o país registrou 194.949 vítimas da doença, número que já foi ultrapassado em 2021. No total, o país contabiliza 473.404 óbitos pela doença desde o início da pandemia.
Últimas Notícias

Moraes proíbe agentes do GSI na escolta de deslocamentos de Bolsonaro

Ex-Grêmio e Seleção Brasileira, Douglas Costa tem prisão decretada por dívida de R$ 492 mil em pensão alimentícia

Supermercado São Luiz inaugura 7ª loja nesta quinta-feira (18), em Arapiraca

Música brasileira se destaca no Grammy Latino 2025

Suspeito de feminicídio em Arapiraca é preso em ação conjunta entre Alagoas e São Paulo
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
