Lacen/AL aumenta estoque de kits RT-PCR para ampliar diagnósticos

Os alagoanos têm a disposição um estoque de 3.900 kits RT-PCR, teste considerado padrão ouro na detecção do novo coronavírus. Os exames estão armazenados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e são enviados semanalmente pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde (MS).
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Lacen/AL recebeu um total de 120.684 amostras para a realização do diagnóstico da Covid-19. Neste período, o laboratório fez a liberação de 119.392 resultados, com 1.292 testes sob análise até esta segunda-feira (7).
Anderson Brandão, gerente do Lacen/AL, explica que o órgão federal encaminha periodicamente os kits RT-PCR conforme as solicitações feitas pelo laboratório. “O fornecimento dos testes RT PCR está sendo feito de forma contínua, e Alagoas não passou pela falta de kits para a realização dos exames. Fazemos a solicitação para a reposição dos materiais de acordo com o que está sendo utilizado, e quando solicitamos, o Ministério da Saúde envia os kits em até sete dias. Trabalhando dessa forma conseguimos evitar perdas e mantemos o nosso estoque sempre abastecido com o que vamos utilizar naquela semana”, destaca o gerente.
Além do RT-PCR, a população também tem acesso a outras formas para a detecção da Covid-19, a exemplo do teste rápido de antígeno nas centrais de triagem de Maceió e Arapiraca e nas unidades de saúde. Esses métodos garantem o diagnóstico em todos os momentos da doença.
Mais agilidade
Desde o mês de abril, o Lacen/AL conta com dois equipamentos para realizar a extração automatizada do vírus das amostras que chegam ao laboratório. Cada aparelho tem capacidade para fazer a análise em 93 amostras, em um período de 40 minutos. Antes, este procedimento era feito manualmente e durava aproximadamente quatro horas. Atualmente, o laboratório libera aproximadamente 1.500 resultados por dia.
“O extrator automatizado foi um ganho na luta contra a doença e veio para agilizar o diagnóstico, padronizando uma forma de extração nesta etapa que é considerada a mais crítica do processo. Esse equipamento nos coloca no patamar de laboratórios de alto nível, garantindo um diagnóstico mais preciso e trazendo mais segurança à equipe técnica”, salienta Anderson Brandão.
Após o processo de extração, as amostras passam pelo processo de amplificação Após o processo de extração, as amostras passam pelo processo de amplificação durante duas horas para identificar se o novo coronavírus está presente. Com essas etapas finalizadas, o Lacen/AL fecha o diagnóstico e faz a liberação dos resultados de forma on-line para as unidades de saúde que fizeram o encaminhamento das amostras.
Últimas Notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

Hemoal realiza coleta itinerante de sangue na Juceal nesta quarta-feira

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Homem morre ao ser sugado por motor de avião em aeroporto na Itália

Grupo de jovens católicos tem prejuízo de R$ 540 mil após viagem ser cancelada por empresa de turismo
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
