Alpinistas estão há 3 dias presos em montanha: 'Esperando por um milagre'

Os alpinistas tchecos Marek Holecek e Radoslav Groh estão há três dias presos a cerca de 7 mil metros de altitude na montanha Baruntse, no Nepal. Eles não conseguem sair devido a uma tempestade brutal tomou conta da região. Ela seria um reflexo do ciclone Yaas, que varre a Índia.
Holecek está relatando sua sobrevivência com Groh por meio de um telefone por satélite, cuja bateria já está prestes a acabar. Segundo o El País, o alpinista campeão está mantendo o aparelho aquecido no bolso colado ao peito e costuma ligá-lo à noite.
Ele é um dos melhores da década, duas vezes ganhador do reconhecido prêmio anual de montanhismo Piolet d'Or, por suas escaladas em Chamlang, no Nepal (2019) e no Gasherbrum I, no Himalaia (2017).
As mensagens de Holecek relatando a situação são replicadas por sua equipe nas redes sociais. Seu texto mais recente no Instagram diz:
"Estamos presos pelo clima (...) A neve está caindo, soprando e nada pode ser visto (...) Deve nevar até sábado. Eu vou enviar mensagens atuais enquanto a bateria [do telefone] durar", escreveu.
De acordo com a Revista Desnível, Holecek compartilhou ontem uma outra mensagem, citando novamente esperanças de uma redenção amanhã.
"A situação não mudou, estamos presos a sete mil metros e não podemos nos mover. Ainda está nevando, o vento está forte e não há visibilidade. Estamos esperando por um milagre que espero chegar no sábado", relatou.
Na segunda-feira (24), Holecek avançou com o colega apenas 150 metros durante um dia todo escalando. Depois, voltaram a armar um acampamento a 50 metros do topo da montanha.
"As avalanches fluem para ambos os lados da nossa barraca, que é o nosso hotel. Estamos cansados como gatinhos, congelados, famintos e sedentos. Deus nos ajude a subir amanhã e a descer", descreveu Holecek.
A dupla alcançou o topo da montanha Baruntse na terça-feira (25), em meio ao tempo ruim. Esta noite será a oitava a qual ele passa com Groh.
Não é possível que os dois desçam de onde estão, pois sem visibilidade isso seria o mesmo que um "suicídio", conforme relata o El País. Mas pelo menos as mensagens do telefone por satélite ajudam que suas famílias não percam a esperança de revê-los com vida.
Segundo a revista Montagnes Magazine, Holecek já tinha escalado com Groh na face leste da montanha Huandoy, no Peru, em 2019. Era a terceira vez que o alpinista ascendia aquele trecho montanhoso.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
