É falso que vacinas provoquem “efeito imã” na pele
Circulam nas redes sociais vários vídeos que tentam demonstrar que a vacina contra a Covid-19 causaria magnetismo na pele, ou seja, um efeito ímã. Uma moeda utilizada pelas pessoas ficaria grudada na pele no local onde a vacina foi aplicada por reação provocada pela composição do imunizante. Não é verdade. O professor de física, Keyllor França, afirma que não há possibilidade.
São várias demonstrações compartilhadas. As pessoas aproximam a moda da pele, no local onde recebeu a vacina, e relatam que ela fica colada. A moeda também é pressionada em outros locais do corpo e o mesmo não acontece. A situação gera curiosidade e surpresa em quem faz os testes.
A teoria não passa de um boato. Ao site de checagem Aos Fatos, as próprias fabricantes das vacinas disponíveis hoje no Brasil (Fiocruz , Instituto Butantan e Pfizer) negaram que o imunizante cause os efeitos demonstrados nos vídeos.
Keyllor França é professor de física e garante que não há nenhuma possibilidade da vacina provocar magnetismo. “Nenhum composto da vacina causa magnetismo no corpo, já que a vacina no estado líquido anula qualquer efeito magnético do imunizante. Esse boato surgiu devido a crença conspiracionista de que haviam nanopartículas na vacina, o que de fato não existe. Se de fato a ideia fosse verdadeira, as ampolas onde ficam armazenadas as vacinas ficariam grudadas umas nas outras”, explica França.
"Eu consigo fixar uma moeda na testa, nem por isso significa que tomei a vacina na testa", brinca o professor Keyllor França.
Questionada pelo site Aos Fatos, Fernando Kokubun, professor de Física na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), lembrou que a reação nas demonstrações pode ser causada pela umidade (suor ou algum cosmético) ou ainda pela cola do curativo utilizado após a aplicação da vacina.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas.
Últimas Notícias
Luto no Agreste: Identificadas as 16 vítimas da tragédia com ônibus de romeiros na AL-220
Alimentação saudável no Carnaval ajuda a prevenir problemas de saúde, alerta nutricionista do Hospital Ib Gatto Falcão
Policial é preso por suspeita de estuprar quatro vezes mulher detida em delegacia
Hospital de Emergência acolhe mais de 540 pessoas no feriadão da Padroeira de Arapiraca
Oruam está foragido após 66 violações à tornozeleira eletrônica
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

