Auxílio emergencial pode ser renovado caso pandemia continue, diz Paulo Guedes

Por Redação 27/05/2021 15h03
Por Redação 27/05/2021 15h03
Auxílio emergencial pode ser renovado caso pandemia continue, diz Paulo Guedes
Paulo Guedes - Foto: Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira, 27, que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial, caso a pandemia da covid-19 se agrave no país e o programa de imunização não atinja níveis suficientes para a maior parte da população.

O atual auxílio emergencial varia de R$ 150 a R$ 375,00 e será pago até julho deste ano.

Conforme Guedes, existe uma proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada no ano passado, que permite o aumento de gastos para cobrir as necessidades de combate e reflexos da pandemia e, por meio dela, é possível estender o pagamento, como foi feito para este ano.

“O auxílio emergencial é uma arma que nós temos e pode, sim, ser renovado. Se, ao contrário do que esperamos, se a doença continuar fustigando, e as mortes continuam elevadas, a vacina, por alguma razão não está chegando, tem que renovar, vamos ter que renovar”, afirmou Guedes, durante um encontro Diálogos com a Indústria.

“Não é a nossa expectativa hoje. A expectativa é que está avançando a imunização, mas vamos observar. O auxílio é uma ferramenta para uma camada de proteção e, sim, que tem que ser renovado. Hoje achamos que, se a vacinação em massa progride, pode ser que não seja necessário [ampliar o pagamento do auxílio]”, completou o ministro.