Eclipse com 'superlua' será visível na América Latina nesta quarta
Satélite irá adquirir uma tonalidade avermelhada, a chamada 'lua de sangue'
No início da manhã desta quarta-feira (26), o Brasil poderá ver a fase inicial de um eclipse lunar total – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. A fase total, no entanto, será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio curso do fenômeno.
O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.
Como o eclipse ocorrerá no início da manhã no Brasil, o ideal é tentar acompanhar o fenômeno durante o amanhecer, caso ainda haja visibilidade. A Austrália, a Nova Zelândia, entre outros lugares do planeta, deverão ser os lugares com a melhor chance para observação. Na América do Sul, os vizinhos Chile e Argentina também poderão pegar boas imagens da Lua.
Diferente de um eclipse solar total – quando o que é "escondido" é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.
Últimas Notícias
Caminhada “Por Cícera. Por Elas” reúne grande público no Bosque das Arapiracas
Governo Paulo Dantas inaugura escola indígena após 36 anos de espera em São Sebastião
Seduc abre pré-inscrições para curso básico de Libras na próxima segunda-feira
Polícia prende cinco suspeitos por roubo de R$ 15 milhões em joias

