Polícia prende Sandra Sapatão, chefe da facção criminosa do Jacarezinho
A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro informou que prendeu hoje Sandra Helena Ferreira Gabriel, conhecida como "Sandra Sapatão", que chefia a facção criminosa que atua na comunidade do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense.
Segundo a polícia, Sandra foi localizada em Saquarema, na Região dos Lagos, a cerca de 120 quilômetros da cidade do Rio. A prisão é resultado de uma investigação da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) feita após a operação no Jacarezinho, no último dia 6, que deixou 28 mortos.
Sandra Sapatão é uma das criminosas mais antigas e importantes da maior facção criminosa em atuação no estado do Rio, ainda de acordo com a polícia. Ela será conduzida para a Cidade da Polícia.
Como revelou o UOL, a ação no Jacarezinho foi a mais letal da história do Rio de Janeiro, com um total de 28 mortos — 27 moradores da comunidade e um policial civil. Agentes de diversas delegacias da Polícia Civil foram à comunidade cumprir 21 mandados de prisão contra suspeitos de participar do tráfico de drogas no Jacarezinho.
Contudo, apenas três dos alvos foram presos na ocasião. Outros três acabaram mortos, segundo a relação de vítimas divulgada pela Polícia Civil.
Mais cedo, o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou a operação no Jacarezinho, dizendo haver indícios de que "não houve o devido planejamento" e que ocorreu uso abusivo da força no processo. Ele é relator da ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) 635, que discute a letalidade policial no Rio.
Em junho do ano passado, o ministro determinou que as operações policiais em comunidades do estado fossem restringidas apenas a situações excepcionais, tendo em vista a pandemia de covid-19. A decisão foi referendada pelo plenário do Supremo.
Últimas Notícias
Jovem morre após sofrer queda de moto em Delmiro Gouveia
Ação entre PC de Alagoas e de São Paulo prende homem por morte de mulher e filha no Sertão alagoano
Motorista de aplicativo retém celular de passageira após corrida não paga em Maceió
Cerca de 400kg de maconha são apreendidos em chácara às margens da AL-220, em Arapiraca
Operação 'Campo Limpo' é deflagrada contra investigados por homicídio, tráfico de drogas, tortura e associação criminosa no Agreste
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Campanha 'Eu sou queridinho'
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Prefeitura de Arapiraca firma parceria com Hospital Ágape

