Deputado Tarcizo Freire pede criação de Cartão Digital de Vacinação em Alagoas
Já foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei nº 547/2021, de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que solicita a criação do Cartão Digital de Vacinação (CDV), como forma de facilitar o serviço de imunização no estado de Alagoas.
De acordo com a proposição que deverá entrar em pauta nos próximos dias, a finalidade é solucionar inúmeros problemas causados pela forma pouco eficaz do atual cartão de vacina, que com o mau uso e armazenamento inadequado do documento podem destruir informações importantes, que precisam ser resguardadas para toda vida.
“Sabemos que o cartão de vacina atualmente fornecido em papel, está ultrapassado e é pouco resistente. Com as mudanças significativas pela ação do tempo, haverá desgaste e até mesmo a perda desse documento que contém informações de extrema importância do cidadão”, defendeu Tarcizo.
Na matéria, a maioria das doenças endêmicas são provenientes de condições precárias de vida, como a falta de saneamento básico, a inexistência de planejamento e controle no processo de vacinação.
“As grandes endemias constituem hoje um dos maiores desafios à saúde pública, já que atingem principalmente pessoas menos favorecidas. Na saúde, quanto mais se der formato digital as informações do indivíduo, com a devida cautela, maior será a probabilidade de melhoria da atenção básica”, disse o parlamentar.
Freire completou que o intuito desta Lei, ao buscar instituir o Cartão Digital de Vacinação, é melhorar o serviço no estadual, otimizar as ações sanitárias, conscientizar a população das campanhas e economizar na compra adequada de imunizantes.
Últimas Notícias
Guia turístico alagoano morre em grave acidente na BR-104, em Pernambuco
Helicóptero é atingido por tiros enquanto sobrevoava durante operação
Uneal oferta 1.235 vagas em 36 cursos pelo Sisu 2026; veja áreas
Polícia Civil investiga tentativa de feminicídio e busca ex-marido suspeito no interior de Alagoas

