É falso que medicamento da Pfizer contra Covid-19 contenha hidroxicloroquina
Circula nas redes sociais um vídeo do apresentador Gilberto Barros informando que a Pfizer lançaria um remédio de prevenção à Covid-19 com a presença de hidroxicloroquina na composição. A informação é falsa. A farmacêutica norte-americana divulgou que estuda um medicamento via oral, mas negou que ele seja à base do medicamento citado na mensagem.
O comunicador não informa a fonte da informação, que circula também em texto no WhatsApp. “A Pfizer acaba de anunciar o lançamento de um novo remédio para controlar e prevenir a Covid. Atenção, Brasil, hidroxicloroquina, ela vai reaparecer em grandes laboratórios, que já faturam trilhões de dólares no mundo e não interessa para eles a tua vida. O novo remédio é o que os cientistas e muitos médicos rechaçavam e na verdade o presidente Bolsonaro esteve sempre certo, agora uma hidroxicloroquina com um ‘derivantezinho’ a mais”, diz o apresentador de um programa no Youtube.
“Azitromicina, ivermectina hidroxicloroquina salvando vidas para quem teve consciência e que se cobra o assassinato de brasileiros que não precisariam estar mortos”, acrescenta Gilberto. O vídeo não é encontrado no canal do apresentador, apesar dele já ter opinado em outro vídeo sobre o uso de cloroquina no tratamento contra a Covid-19.
As informações narradas no vídeo não procedem. Em nota a Pfizer reconheceu que estuda uma nova medicação, mas desmentiu o boato de que ele seria à base de hidroxicloroquina. O anúncio sobre o novo estudo foi divulgado no dia 23 de março no site oficial da farmacêutica.
“A Pfizer não está realizando nenhum estudo clínico de medicamento via oral à base de hidroxicloroquina. A companhia anunciou que está progredindo em um estudo de Fase 1 de uma nova terapêutica antiviral oral experimental para SARS-CoV-2, o vírus que causa Covid-19. O potencial medicamento oral PF-07321332, um inibidor de protease SARS-CoV2-3CL, demonstrou potente atividade antiviral in vitro contra a SARS-CoV-2 e outros coronavírus, sugerindo uso no tratamento de COVID19, além de ameaças futuras do vírus. O programa ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento e não se pode especular sobre qualquer potencial, cronograma ou resultado”, informou a empresa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), já confirmou que a hidroxicloroquina não serve para evitar Covid-19, além do medicamento aumentar o risco de efeitos adversos. É o caso também da ivermectina, produzida pela farmacêutica MSD (Merck Sharp and Dohme), que já esclareceu que não há evidências sobre os benefícios do medicamento no tratamento da Covid-19.
Últimas Notícias
Caminhão arranca semáforo na AL-220, em Arapiraca, e deixa trânsito em alerta
Mano Menezes assume comando técnico da seleção do Peru por 4 anos
Avião faz pouso de emergência após explosão de carregador portátil em Ribeirão Preto
Incêndio atinge terreno com vegetação no bairro Itapuã e mobiliza Corpo de Bombeiros
Alagoano: ASA se prepara para o Clássico contra o CRB, em Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim
29ª edição do Raízes de Arapiraca

