Ufal Arapiraca vai fazer testagem de covid-19 em moradores de Feira Grande
A população de Feira Grande, no Agreste de Alagoas, será testada para covid-19 em uma ação do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.
A decisão foi anunciada pela vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, após reunião com a equipe da Secretaria de Saúde de Feira Grande, realizada na última quarta-feira (12).
De acordo com a vice-reitora, que também é professora do Campus Arapiraca, desde o início da pandemia da covid-19, o município de Feira Grande só realiza testes rápidos para detectar a contaminação da população pelo coronavírus. “O município não realiza o RT-PCR, ou seja, o paciente é regulado para Arapiraca. Na reunião, explicamos para a secretaria o nosso trabalho e o município aderiu ao nosso projeto. A partir de agora, vai passar a testar os seus pacientes na nossa Unidade de testagem no Labmeg”, explicou.
Foi pactuado que o município vai encaminhar para o Campus Arapiraca, diariamente, 25 amostras coletadas de secreção de nasofaringe. A partir de agora, o laboratório do campus vai realizar o teste, dar o laudo e devolver o resultado para o município. “E por que isso é importante? Porque a partir daí, o município vai poder rastrear o paciente, vai poder tratar e só regular para Arapiraca os casos considerados graves. Com isso, a gente vai trabalhar a epidemiologia de Feira Grande”, afirmou a vice-reitora.
Para a professora Eliane, um dos grandes problemas visto nesta pandemia é justamente a testagem. “Se os órgãos de saúde e as pessoas começarem a se enxergar dentro da pandemia, há uma probabilidade muito grande de sairmos dela. Então, não dá pra tratar a pandemia como algo do vizinho, do outro e não nosso. Para que a gente consiga sair dela, precisamos exercer três coisas: uma é conscientizar a população, a outra é testar para diagnosticar, tratar e evitar o sufocamento dos órgãos de saúde das unidades básicas e dos hospitais; e terceiro é vacinar. Se conseguirmos fazer esses três procedimentos, conseguiremos sair dessa pandemia. É importante destacar que nos locais em que a Ufal está chegando e testando, está contribuindo para reduzir a curva de contaminação”, revelou.
Laudos concluídos e entregues
No município de Arapiraca o trabalho de diagnóstico continua. "Totalizamos mil e cem laudos concluídos e entregues. Nossa parceria com os municípios continua. Agora foi Feira Grande, mas vamos ampliar a atuação tão logo consigamos receber um equipamento importantíssimo para agilizar nosso trabalho, que é o extrator automático. Toda extração do DNA ainda está sendo feita de forma manual, mas com a chegada do extrator vamos triplicar a quantidade de laudo, por dia, que vamos liberar”, anunciou Eliane Cavalcanti.
Com a chegada do extrator automático a Ufal vai levar o projeto para os municípios Palmeira dos Índios e Lagoa da Canoa.
Últimas Notícias
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Ex-diretor do INSS nega vínculo político em depoimento à CPI
Ônibus com torcedores do Flamengo capota a caminho de Buenos Aires e deixa 46 feridos
Menino de 13 anos perde parte do intestino após engolir mais de 80 ímãs
Dia de finados: Empresário alagoano defende a importância do diálogo sobre o luto em um setor em transformação
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

