Conheça vacina “universal” que pode impedir variantes e outras epidemias
Mais uma opção de vacina “universal” contra o novo coronavírus começou a ser desenvolvida nos Estados Unidos. Os cientistas da Duke University, no estado da Carolina do Norte, já estudam a criação de um imunizante que seja eficaz não só contra o SARS-CoV-2, mas também para combater outras doenças respiratórias causadas por infecção viral.
Um imunizante deste tipo pode ser bastante útil tanto para combater a disseminação do novo coronavírus quanto para evitar outras epidemias do gênero. Para efeito de contextualização, já houve outras pandemias da SARS, entre 2001 e 2004, e da MERS, em 2015, e a vacina universal desenvolvida pela Duke University pode ser útil para evitar outras como estas no futuro.
Outro ponto interessante do estudo é que a vacina da Universidade Duke também pode combater outras variantes do novo coronavírus, como as que já se espalharam pelo Brasil, Reino Unido e África do Sul, por exemplo.
A pesquisa de desenvolvimento do imunizante foi publicada na revista Nature e o estudo revela que os cientistas focaram em criar uma vacina que pode bloquear a proteína Spike com o receptor ACE2, combinação que é responsável por ligar o vírus ao sistema imunológico. Com isso, de acordo com o estudo, é possível parar o ataque viral.
Até o momento foram testadas duas variantes da vacina “universal”, com experimentos realizados em macacos — uma delas utiliza tecnologia de RNA dos imunizantes da Pfizer e da Moderna contra o novo coronavírus, enquanto a outra usa um modelo de nanopartículas que se ligam à proteína Spike.
Vale lembrar — e é importante não confundir — que outro grupo de pesquisadores já anunciou que deve iniciar os testes para mais uma vacina classificada como universal. Neste caso, cientistas do Centro de Vacinas e Imunologia da Geórgia, nos Estados Unidos, já estudam o imunizante desde março do ano passado e os ensaios devem acontecer até o final deste ano.
Últimas Notícias
Integrantes de organização criminosa investigada por furtos qualificados em Alagoas e outros estados são presos na operação 'Rede Rompida'
Dono de residência furtada segue ladrão e consegue imobilizá-lo no Partage Arapiraca
Homem no telhado de galpão cai dentro de caçamba de caminhão e fica ferido em Maceió
México conta com falha bizarra de goleiro, vence Coreia do Sul e é o primeiro classificado na Copa do Mundo
Renato Gaúcho é demitido do Vasco
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

