Foguete Chinês descontrolado pode cair na terra; veja os riscos para o Brasil

Por Redação com Agências 06/05/2021 08h08 - Atualizado em 06/05/2021 08h08
Por Redação com Agências 06/05/2021 08h08 Atualizado em 06/05/2021 08h08
Foguete Chinês descontrolado pode cair na terra; veja os riscos para o Brasil
Foguete Chinês B5 - Foto: CNSA

Há riscos do foguete chinês que está descontrolado cair em território brasileiro. O foguete está sendo monitorado pelos Estados Unidos e pode entrar na atmosfera terrestre neste fim de semana, dias 08 e 09.

O foguete foi utilizado no lançamento de um módulo que marca o início do plano de Pequim, de construção de uma estação espacial que deve ficar completa no fim de 2022. E segundo o Pentágono o módulo lançado está em queda descontrolada, com risco dos destroços caírem na terra.

O local exato da queda só pode ser determinado algumas horas antes da queda ocorrer. Além disso, há possibilidade que os destroços se incendeiem ao ter contato com a atmosfera terrestre. Parte dos destroços do foguete, que pesa 22 toneladas, pode ao longo da desintegração cair na terra, e por isso o risco.

Apesar de tudo, o risco é pequeno. Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, disse que a situação não deve criar grandes problemas. "Acho que as pessoas podem ficar descansadas. O risco de atingir alguma coisa ou alguém é muito pequeno. Pode acontecer, mas não perderia o meu sono por causa dessa possibilidade tão pequena".


Segundo calculo de físicos, o foguete deve reentrar por volta das 02h17 de domingo (9), mas com uma margem de rro de mais ou menos 21 horas e, dentro dessa margem, o objeto faz 9 passagens sobre o Brasil.

Porém, devido ao tamanho do oceano, o foguete pode cair na água