Conselho de Secretarias de Saúde nega que alagoanos tomaram vacina fora da validade

Por Redação 28/04/2021 10h10
Por Redação 28/04/2021 10h10
Conselho de Secretarias de Saúde nega que alagoanos tomaram vacina fora da validade
AstraZenica Vacina Covid-19 - Foto: Divulgação

Após a grande repercussão de uma informação que parte da população alagoana havia tomado doses da vacinas vencidas contra a covid-19, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) informou que a notícia não procede.

Segundo o que havia sido veículo, as doses da vacina Astrazeneca teriam sido aplicadas fora do prazo de validade em centenas de municípios espalhados pelo Brasil, dentre elas quinze doses teriam sido aplicadas nas cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Maceió, Paripueira e Viçosa, em Alagoas.

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, afirmou que, após uma investigação minuciosa em conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI/AL), junto aos seis municípios citado foi identificado que todas as doses do lote nº 4120Z001 da vacina Covishield (AstraZeneca/Fiocruz), foram administradas dentro do prazo de validade, ou seja, até 29/03/2021.

Segundo o Cosems o que na verdade ocorreu foi um erro de digitação das informações da aplicação das referidas doses da vacina no sistema de informação da vacinação contra a Covid-19 (SIPNI/Módulo Campanha COVID-19).

"Todos os municípios citados já estão cientes do erro ocorrido nos referidos registros e orientados a realizar a correção, tão logo o sistema permita esta operação. O Cosems/AL deixa claro que nenhum alagoano tomou vacina fora do prazo de validade", diz a nota.