A partir de maio, energia vai ficar mais cara em Alagoas

A conta de energia vai aumentar novamente. A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, 27, o reajuste tarifário de 2021 da Equatorial Alagoas Distribuidora de energia, que atende cerca de 1,17 milhão de unidades consumidoras em Alagoas. As novas tarifas entram em vigor no dia 3 de maio.
Para consumidores residenciais, o aumento é de 6,53%. Empresas de baixa tensão terão reajuste de 7,02%, e de alta tensão, 13,3%. O efeito médio para o consumidor é de 8,62%.De acordo com a Aneel, o conjunto de ações tomadas para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito.
“A ANEEL e o Poder Concedente, em conjunto com as demais entidades setoriais e em diálogo com as empresas e associações, desenvolveram ações para mitigar parte do aumento tarifário que se observaria neste ano. O objetivo é preservar a capacidade de pagamento do consumidor e, por consequência, a sustentabilidade econômico-financeira da cadeia que compõe o setor elétrico”, disse a diretora Elisa Bastos, relatora do processo de reajuste da Equatorial Alagoas.O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Últimas Notícias

Janones é suspenso por três meses em Conselho de Ética da Câmara

Diagnóstico precoce é fundamental para casos de apendicite, alerta médico do Hospital Ib Gatto Falcão

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeito de pornografia infantil em São Miguel dos Campos

Enquanto gravava matéria sobre afogamento, repórter pisa em corpo de menina que estava desaparecida

Sindicato dos Advogados de Alagoas esclarece dúvidas sobre herança e divisão de bens
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
