Sebrae articula incentivo à criação de camarão no Agreste Alagoano
Diagnóstico já é realizado com pequenos produtores de Arapiraca, Coité do Nóia e Girau do Ponciano

Para incentivar a carcinicultura, técnica de criação de camarão em viveiros, o Sebrae Alagoas já articula ações com diversas prefeituras do Agreste Alagoano. Atualmente, a instituição trabalha com a execução de um diagnóstico simplificado nos locais com maior densidade de criação naquela região, levantando gargalos e principais pontos críticos para intervir com uma série de soluções para o desenvolvimento mais assertivo da atividade que é promissora entre pequenos produtores.
Os diagnósticos aplicados também irão servir para que o Sebrae possa avaliar se as intervenções feitas nos municípios serão desenvolvidas por meio de um projeto específico ou ações de atendimento. É o que afirma o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Carlos Henrique Soares. Ele também destaca alguns dos municípios onde a articulação já começou e quais as próximas ações.
“Nesse primeiro momento, estamos visitando os municípios de Coité do Nóia, Arapiraca e Girau do Ponciano. Eles serão apoiados conforme evolução do processo de atendimento. As soluções serão aplicadas em forma de consultorias e capacitações, de acordo com o diagnóstico inicial. Logo após a conclusão desse diagnóstico iremos montar um cronograma específico de intervenções”, afirma.
Carlos Henrique ainda reforça que a carcinicultura surge como uma alternativa de diversificação produtiva e de aproveitamento de águas subterrâneas com salinidade de alta rentabilidade, mudando o cenário agropecuário naquelas localidades.
“Com os resultados preliminares informados pelos produtores, que são geralmente pequenas propriedades rurais, a atividade se destaca por ser muito promissora e adaptável à região agreste, com resultados similares a outros centros de produção”, pontua.
Geração de ocupação e renda
Essa articulação ainda contará com o apoio da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca. O gerente adjunto da agência, Arestides Bezerra, enfatiza a importância de incentivar mais essa atividade no Agreste, sendo ela mais uma alternativa para gerar emprego e renda.
“No caso específico da carcinicultura, o potencial é enorme. Já estamos vendo excelentes resultados na agricultura familiar gerando ocupação e renda. Esse setor é muito importante para gerar ocupação e renda para os produtores. Esses pequenos negócios rurais precisam ser orientados quanto à legislação, licenciamento, redução de custos, processamento e mercado, e nós iremos atuar nesse sentido com eles”, conclui Arestides Bezerra.
Últimas Notícias

Novos ícones do esporte brasileiro

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
