Hospital de Arapiraca troca corpos de idosos que morreram de covid-19
Segundo nota do Hospital, idosos tinham o mesmo nome e por isso servidor se confundiu
Dois idosos que morreram vítimas de covid-19 tiveram os corpos trocados no necrotério do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. O caso foi confirmado pela assessoria da unidade médica, na terça-feira, 13, mas não foram dados os nomes e idades dos pacientes.
Segundo apurado, os idosos eram das cidades de Delmiro Gouveia e Olho D'Água das Flores e quando a família de um dos idosos foi buscar o corpo, a outra família já havia removido o idoso errado do hospital e sepultado. A informação não foi confirmada pelo hospital.
De acordo com a nota do hospital, os idosos eram homônimos (tinham o mesmo nome) e por isso o servidor de plantão responsável por encaminhar os corpos ao necrotério do hospital trocou as fichas dos pacientes. O erro será apurado através de um procedimento administrativo no hospital.
Veja a nota do Hospital de Emergência do Agreste
Nunca ocorreu esse tipo de episódio no hospital. O HE do Agreste foi o primeiro hospital em Alagoas a criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), para garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários da unidade pública de saúde.
Nesse caso específico, o outro paciente era homônimo, ou seja, ambos tinham os mesmos nomes.
O servidor de plantão, que encaminha o corpo para o necrotério do hospital, por um equívoco, colocou a ficha no outro paciente e ocorreu a troca.
A direção do hospital já conversou com familiares dos pacientes, explicou o motivo da troca e abriu um procedimento administrativo interno.
Em relação aos nomes dos pacientes acometidos de Covid-19, eles têm suas identificações preservadas. Esse é um procedimento adotado em todos os hospitais do Brasil e também de outros países.
Só há divulgação do nome quando o paciente recebe alta hospitalar e a família autoriza. Nesse caso, até agora, a família não autorizou a divulgação do nome do paciente.
Últimas Notícias
Festa da Padroeira de Arapiraca começa amanhã; veja programação
ASA e CSA ficam no empate sem gols em clássico do Alagoano
Polícia Civil de Alagoas apresenta balanço de 2025 com avanços na repressão ao crime e fortalecimento das investigações
PM morre após reagir a tentativa de assalto
IFAL de Palmeira dos Índios abre para seleção de professor substituto na área de Informática
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

