Justiça solicita que operações policiais sejam registradas em áudio e vídeo em Alagoas

A Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) solicitou ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) que cumpra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e registre as operações policiais por meio de áudio e vídeo.
Segundo o desembargador Tutmés Airan, a ação dá mais transparência ao trabalho da polícia. "Até para legitimar essa ação e proteger os bons policiais, é preciso filmar o comportamento dos agentes, limitando a atuação e dando transparência republicana a ela", disse Tutmés.
O desembargador ainda ressaltou que as provas deverão ser preservadas enquanto durar o processo e que o prazo para o Estado aparelhar e treinar os policiais é de um ano.
A decisão dada pela 6ª Turma do STJ, no início de março, determina ainda que o ingresso de policiais em residências de suspeitos seja feito com declaração assinada pela pessoa que autorizou, indicando sempre que possível testemunhas do ato.
"Seguidas vezes o aparelho policial, sobretudo em relação às classes populares, viola domicílios por entender que naquele momento está sendo cometido algum crime. Isso tem sido uma prática rotineira e muito excessiva, daí a preocupação do STJ de fixar parâmetros controladores da ação policial", explicou o desembargador.
Para Tutmés Airan, a decisão do STJ representa um marco civilizatório que precisa ser aplaudido. "Considero uma decisão histórica pela sua importância. Não é qualquer suspeita de que naquele domicílio se está a cometer crime que autoriza a sua invasão. É preciso mais do que uma mera suspeita. É necessário haver indícios consistentes", reforçou.
Últimas Notícias

Após 11 apresentações, peça 'Tempo de Vagalume' volta a Maceió para iluminar memórias

Mulher é assassinada a pauladas, dentro de casa, em São Sebastião

Homem morre eletrocutado ao ligar máquina de moer ração em Água Branca

Homem é encontrado sem vida dentro de banheiro de lava jato, em Arapiraca

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
