Justiça solicita que operações policiais sejam registradas em áudio e vídeo em Alagoas
A Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) solicitou ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) que cumpra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e registre as operações policiais por meio de áudio e vídeo.
Segundo o desembargador Tutmés Airan, a ação dá mais transparência ao trabalho da polícia. "Até para legitimar essa ação e proteger os bons policiais, é preciso filmar o comportamento dos agentes, limitando a atuação e dando transparência republicana a ela", disse Tutmés.
O desembargador ainda ressaltou que as provas deverão ser preservadas enquanto durar o processo e que o prazo para o Estado aparelhar e treinar os policiais é de um ano.
A decisão dada pela 6ª Turma do STJ, no início de março, determina ainda que o ingresso de policiais em residências de suspeitos seja feito com declaração assinada pela pessoa que autorizou, indicando sempre que possível testemunhas do ato.
"Seguidas vezes o aparelho policial, sobretudo em relação às classes populares, viola domicílios por entender que naquele momento está sendo cometido algum crime. Isso tem sido uma prática rotineira e muito excessiva, daí a preocupação do STJ de fixar parâmetros controladores da ação policial", explicou o desembargador.
Para Tutmés Airan, a decisão do STJ representa um marco civilizatório que precisa ser aplaudido. "Considero uma decisão histórica pela sua importância. Não é qualquer suspeita de que naquele domicílio se está a cometer crime que autoriza a sua invasão. É preciso mais do que uma mera suspeita. É necessário haver indícios consistentes", reforçou.
Últimas Notícias
Adolescente de 16 anos é apreendido com mais de 100 pinos de cocaína no Manoel Teles
Faltam sete dias: saiba o que acontece com o seu voto depois do encerramento da votação
Preso passa por buraco em grade de cela e foge de delegacia em Florianópolis
Veículos de comunicação ligados a JHC são retirados do ar pela Justiça por favorecer sua campanha e atacar adversários
Homem morre em acidente de moto na AL-130, em Pão de Açúcar
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

