Veja o que abre e o que permanece fechado com o novo decreto em Alagoas

Por Redação com agências 05/04/2021 20h08 - Atualizado em 06/04/2021 11h11
Por Redação com agências 05/04/2021 20h08 Atualizado em 06/04/2021 11h11
Veja o que abre e o que permanece fechado com o novo decreto em Alagoas
Governador - Foto: Reprodução

O o governador Renan Filho anunciou, durante coletiva no Palácio República dos Palmares, a atualização do decreto que define as medidas de segurança e distanciamento social para tentar frear o avanço da Covid-19 em Alagoas. O anúncio aconteceu na tarde desta segunda-feira (5).

Renan Filho afirmou que o decreto será mantido por mais mais 7 dias, conforme está publicado no Diário Oficial, e anunciou duas alterações com relação ao funcionamento de bares e restaurante, além de academias.

"Vamos autorizar o funcionamento de bares e restaurantes até as 16h. Fazendo um reinício gradual das atividades do segmento". Segundo o governador, com as novas medidas, os bares e restaurantes devem funcionar com 50% da capacidade e abrir das 5h às 16h, durante a semana. Ainda de acordo com ele, não há restrição à atividade de músicos nesses locais.

"Músicos também podem trabalhar, não restringimos músicos neste decreto. Lá no final do ano passado houve algumas restrições à música ao vivo, agora não há restrição. Há restrição de dias da semana e do funcionamento dos restaurantes", disse o governador.

O governador Renan Filho anunciou também a liberação das atividades em academias para os idosos já imunizados, que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. "Isso vai garantir que as pessoas imunizadas possam voltar à prática esportiva nas academias. Todas as pessoas com mais de 60 anos, que não tomaram a vacina, seguem sem poder praticar atividade esportiva como prevenção para que não adoeçam, não agravem e não venham a morrer", dissse o governador.


"Praça de alimentação dos shoppings vão ter o mesmo horário de funcionamento dos restaurantes e não vão funcionar aos finais de semana pelo mesmo motivo".

A redução do número de mortes na última semana foi fundamental para a decisão de flexibilizar a abertura de bares e restaurantes. "Essa última semana foi a primeira semana das últimas oito em que tivemos redução no número de mortes. É um dado importante, porque por um lado significa que o Plano de Distanciamento Social Controlado está sendo capaz de reduzir ao mesmo tempo a ocupação de leitos hospitalares, ainda não em grande escala essa redução, entretanto há uma significativa redução de leitos clínicos e também, ao nosso ver, da complexidade dos casos que estão em leitos de UTI no momento. Há também uma redução no número de casos novos, o que nos indica que, num futuro próximo adiante, nós continuaremos a ter um distensionamento da capacidade hospitalar instalada", afirmou o governador.