Como saber se foi aprovado para receber o novo auxílio emergencial
                            O governo e a Caixa divulgaram na última quarta-feira, 31, o calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. Serão quatro parcelas de 250 reais. O início do pagamento será na próxima terça-feira, dia 6 de abril, para os trabalhadores nascidos em janeiro.
Neste ano, o número de inscritos que terão direito ao recebimento do benefício diminuiu. No ano passado, foram 60 milhões de pessoas. Nesta nova rodada, são 40 milhões de famílias. O novo auxílio foi limitado a uma pessoa por família.
Para saber se a pessoa tem direito ao novo pagamento do auxílio, a Dataprev disponibilizará as informações em seu site, o https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/. Segundo a Dataprev, a consulta estará disponível ao longo desta quinta-feira, 1º. Mas a orientação da Caixa é que a consulta seja feita a partir de sexta-feira, 2.
O auxílio emergencial será concedido automaticamente ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020, o auxílio emergencial e sua extensão, desde que cumpra as novas regras de elegibilidade.
O benefício será pago a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e renda mensal total de até três salários mínimos. Trabalhadores formais estão impedidos de solicitar o recurso. Além disso, aqueles que recebam benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família e do PIS/PASEP, não fazem parte do público que receberá as parcelas de 250 reais.
Conta digital
O pagamento será feito por meio de conta poupança social digital, que já foi aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador no ano passado. Não será necessário se cadastrar novamente no programa e não será possível pedir a inclusão.
No caso do Bolsa Família, governo irá verificar se o trabalhador cumpre as regras para receber o benefício e, também, se o valor do Bolsa Família é menor do que o auxílio. Se for menor, a família receberá o valor a que tem direito do auxílio.
A conta poupança social digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de até 5 mil reais. A movimentação do valor dos benefícios pode ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem. Segundo a Caixa, atualmente, 75% das movimentações da conta poupança social digital são feitas de maneira digital, por meio do Caixa Tem.
Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.
A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.
Últimas Notícias
		Circuito Penedo de Cinema premia mais de R$ 20 mil em trabalhos de pós-produção e hospedagem em plataforma monetizada
		Funcionário morre após sofrer descarga elétrica na Usina Coruripe, litoral sul de Alagoas
		Natal Premiado sorteará R$ 300 mil em prêmios para consumidores em Alagoas
		“Isso me envergonha como brasileiro”, diz Alfredo Gaspar ao denunciar impunidade e desvio de R$ 221 milhões da CBPA na CPMI do INSS
		Zezito Araújo recebe Doutor Honoris Causa durante a Bienal do Livro de Alagoas
Vídeos mais vistos
			Morte em churrascaria de Arapiraca
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
			Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
			
