Covid mata em oito meses os dois atores que viveram o chef Chico, de 'Chiquititas'

Por da redação com O Globo 01/04/2021 19h07
Por da redação com O Globo 01/04/2021 19h07
Covid mata em oito meses os dois atores que viveram o chef Chico, de 'Chiquititas'
Tios Chicos de Chiquititas - Foto: Reprodução

Morreu na noite desta quarta-feira (31), por complicações decorrentes da Covid-19, o ator João Acaiabe, de 76 anos. Ele estava internado em estado grave em um hospital da Prevent Sênior, em São Paulo. Acaiabe recebeu o diagnóstico da doença no dia 15 de março. Com o agravamento da situação nos últimos dias, foi encaminhado à UTI do hospital.

Veterano do teatro, cinema e TV, o ator teve passagem marcante pela TV Cultura, onde participou, a convite de Antônio Abujamra (1932-2015), do programa "Bambalalão". Por lá, se tornou um habilidoso contador de histórias, entre 1978 e 1983.

Já no início dos anos 2000, deu vida ao Tio Barnabé na segunda versão da Globo para o "Sítio do Picapau Amarelo". Em cena, trabalhou ao lado de Nicette Bruno, que interpretou Dona Benta. A atriz, também vítima da Covid, morreu em dezembro, aos 87 anos.

Entre 2013 e 2015, João Acaiabe encarnou o simpático Chef Chico, na segunda versão brasileira da novela "Chiquititas", do SBT. Em uma trágica coincidência, em agosto do ano passado morreu o ator Gésio Amadeu, aos 73 anos, também por complicações da Covid. Ele havia interpretado o Chef Chico da primeira versão brasileira de "Chiquititas", que o SBT exibiu entre 1997 e 2001, e também fez as vezes de Tio Barnabé na sétima temporada do "Sítio do Picapau amarelo" da Globo, em 2007.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, João Acaiabe foi também locutor de rádio e cursou a EAD (Escola de Artes Dramáticas) da USP. Era o único negro de sua turma e teve uma trajetória pontuada pela reivindicação de maior representatividade racial em todos os setores culturais do Brasil.

Em 1986, Acaiabe estrelou o curta-metragem "O dia em que Dorival encarou a guarda", dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, que lhe rendeu o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado. Participou de, pelo menos, 23 filmes, como "Eles não usam black-tie" (1981) e "Casa de areia" (2005), ambos com Fernanda Montenegro.

Em uma rede social, Thays Acaiabe, filha do ator, prestou sua homenagem: "Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam!".