Ator trans de 'Salve-se' relata ameaças de morte e desejo de remover útero
No ar em “Salve-se quem puder” como o office boy Catatau, Bernardo de Assis conta que recebe muitas mensagens do público por conta da repercussão de seu trabalho. Aos 26 anos, o ator é um homem trans e iniciou o processo de redesignação sexual em 2016.
- Muitas pessoas falam sobre a importância da representatividade trans na TV e me agradecem. Outras comentam que convivem com pessoas trans e não sabiam lidar direito com a situação, mas que estão aprendendo. Isso tudo me deixa muito feliz.
Mas nem todas as reações são carinhosas e de apoio. Bernardo revela que já recebeu também mensagens de ódio e até ameaças:
- Teve um dia, por exemplo, que foi publicada uma entrevista comigo num jornal, em que eu falei sobre a minha trajetória. Na ocasião, passei a manhã e a tarde inteira gravando e nem olhei o celular. De noite, quando abri meu Instagram, havia uma série de mensagens agressivas, algumas falando de questões religiosas e me ameaçando de morte. Foi horrível.
Apesar disso, ele se diz esperançoso por dias melhores:
- Eu desejo muito mudar o mundo. E acho que o fato de eu estar na TV é um passo importante para isso. Eu vejo gente que não tem informações sobre a transexualidade, mas que está indo atrás e buscando o conhecimento. Também existem muitas pessoas cis e heterossexuais dispostas a se tornar aliadas da causa LGBTQIA+.
Assim como ocorre em muitos casos, Bernardo sofreu com o afastamento de familiares e amigos ao assumir a transexualidade. Com a exposição por conta da novela, algumas dessas pessoas resolveram procurá-lo:
- Quando eu iniciei minha transição, muita gente próxima não entendeu e não esteve aberta a tentar entender. Essas pessoas acabaram se afastando. Com a novela, recebi mensagens de muitas delas. Com algumas, conversei e estou reconstruindo a amizade.
Durante a pandemia, ele dirigiu seu primeiro documentário, "Bhoreal", que acaba de ser selecionado para o Festival Pajubá. A produção acompanha a Drag Queen Gervásia Bhoreal, que fez projetos sociais com moradores de rua de São Paulo:
- A Gervásia faz essas atividades sociais na ruas toda montada. É muito interessante ver a reação e a relação dela com as pessoas acolhidas. O projeto nasceu como um exercício do curso Audiotransvisual, uma iniciativa do cineasta André da Costa Pinto, que ofereceu uma formação on-line e gratuita a 30 alunos trans durante o período de isolamento social. Foi uma experiência incrível.
Na Globo, o seu contrato terminou em dezembro, ao fim das gravações da novela das 19h. De lá para cá, ele vem desenvolvendo roteiros e está envolvido com uma peça de teatro ainda sem previsão de estreia. Bernardo afirma que sonha com uma estabilidade profissional para conseguir realizar seus sonhos:
Últimas Notícias
Dupla suspeita de tráfico de drogas é presa por militares da Rocam em Taquarana
Homem é detido após tentar aplicar golpe em clientes de agência bancária em Arapiraca
Mulher procura polícia para recuperar filho levado sem autorização para Arapiraca
Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Carro perde controle, bate em restaurante e laje desaba sobre veículo na AL-485, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

