Após seis dias encalhado, meganavio volta a flutuar no Canal de Suez

Por Redação 29/03/2021 09h09 - Atualizado em 29/03/2021 10h10
Por Redação 29/03/2021 09h09 Atualizado em 29/03/2021 10h10
Após seis dias encalhado, meganavio volta a flutuar no Canal de Suez
Meganavio encalhado no Canal de Suez - Foto: SUEZ CANAL/AFP

O meganavio que estava encalhado há seis dias no Canal de Suez, no Egito, finalmente começou a flutuar parcialmente, nesta segunda-feira, 29. A movimentação do meganavio só foi possível após um intenso trabalho de escavação ao reder do local em que ele estava encalhado.

Devido ao encalhamento, várias embarcações não conseguiram passar no Canal de Suez e estão formando uma enorme fila no mar Mediterrâneo, o que atrasa correspondências para quase todo o mundo.

O navio de contêineres Ever Given, que tem 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, ele voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 de ontem, no horário de Brasília).

Após a informação do desencalhamento do meganavio, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou que os egípcios conseguiram encerrar a crise. "Ao restaurar as coisas ao seu curso normal, com as mãos egípcias, o mundo inteiro pode ter certeza do caminho de seus bens e necessidades que são transportados por esta artéria de navegação", afirmou al-Sisi.

Ao flutuar, o navio conseguiu girar e abriu espaço no canal, com isso aumenta a esperança que a rota seja reaberta em breve. o canal é a rota mais curta entre a Ásia e a Europa, ela liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo e é responsável pela movimentação marítima de cerca de 12% do comércio global.

Para as embarcações que precisam passar pelo local e não conseguem devido ao encalhamento do meganavio, há apenas duas alternativas, aguardar a liberação do Canal de Suez ou dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança. A opção de contornar a África pode adicionar uma ou duas semanas à viagem dos navios.