Equipamento produzido na Ufal vai ajudar em treinamento para intubação
Utilização em pacientes com covid-19 ainda está em avaliação

O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal, em parceria com o Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab), produziu 22 lâminas, que permitem a visualização em 3D para laringoscópios. Esse equipamento vai contribuir com o treinamento de profissionais da Saúde que realizam a intubação em pacientes com covid-19. A visualização é importante para garantir um processo com o menor desconforto possível para o paciente.
O professor Adeildo Júnior é o coordenador de pesquisas e novas fronteiras do LCCV e informa que os equipamentos já estão prontos para a distribuição. “Os recursos para esse projeto foram financiados por dois projetos, um da Ufal junto ao MEC e outro em convênio com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas. Por enquanto, os equipamentos só serão utilizados nos treinamentos”, destacou o pesquisador.
O desenvolvimento dos laringoscópios faz parte do projeto de extensão do LCCV para auxiliar o combate à pandemia de covid-19, que inclui uma série de atividades e produção de materiais. “Para que esses equipamentos possam ser utilizados diretamente na intubação dos pacientes, precisamos melhorar o processo de esterilização e ter a autorização da Anvisa. Os equipamentos podem ser até utilizados em um só paciente e descartados, porque a produção tem baixo custo”, explicou o professor.
Adeildo Júnior informa que o projeto tem a consultoria e a participação de vários médicos, entre eles Manoel Álvaro, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, e Sandra Givo, do Instituto Saúde e Cidadania (Isac). A médica vai contribuir também na distribuição dos equipamentos para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “A diretora-médica foi diversas vezes ao nosso laboratório com a equipe dela para aprimorarmos o modelo da lâmina do laringoscópio”, ressaltou o coordenador do LCCV.
Últimas Notícias

Gravação mostra crime contra entregadores por aplicativo no Corredor Vera Arruda, em Maceió

Polícia Civil prende em flagrante autor de brutal homicídio em feira livre de Teotônio Vilela

Dentro de carro, homem é flagrado sem roupas com menina de 11 anos em Craíbas

Acidente deixa uma pessoa morta e três feridas na AL-101 Sul, em Piaçabuçu

MP de Alagoas investiga contratações irregulares na Prefeitura de Teotônio Vilela
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
