Fiocruz encontra novas alterações no vírus da covid-19 em pacientes de Alagoas e mais seis estados
Os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná, Rondônia e Minas Gerais apresentaram novas variantes genéticas do coronavírus. A informação foi dada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a Fiocruz, foram encontrados em 11 sequenciamentos genéticos, alterações importantes na proteína spike (S), um dos principais alvos dos anticorpos produzidos pelo corpo humano para combater o vírus.
As 11 alterações encontradas ainda não são recorrentes o suficiente para caracterizar uma nova linhagem. Segundo a Fiocruz, as linhagens são P.1, P.2, B.1.1.28 e B.1.1.33. Essas mudanças podem ajudar o vírus a escapar do sistema imunológico, mas ainda há necessidade de comprovação por pesquisas complementares.
As mutações foram encontradas em baixa frequência, apesar de encontradas em diferentes estados. Ainda será preciso dimensionar o impacto dessas variantes.
Os cientistas observam que as alterações encontradas podem estar associadas a uma evolução convergente do vírus, já que as 11 amostras são de diferentes linhagens, e as mutações se assemelham a descobertas feitas em outros países, como o Reino Unido e a África do Sul. Nesse último país, inclusive, a mutação da variante encontrada seguiu o mesmo percurso das variantes brasileiras, apresentando primeiro a mutação E484K, entre outras mudanças, como nas variantes P.1, P.2, e, depois, a perda de material genético no domínio NTD encontrada em parte das amostras observadas no estudo.
Últimas Notícias
MPF acompanha entrega de óculos a pessoas atendidas no Mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca
Governo de Alagoas define comissões mistas organizadoras dos concursos do Detran e da Uncisal
Homem tenta matar ex-companheira, que sofre golpes de foice na cabeça, em Junqueiro
“Infelizmente para Lula e felizmente para Alagoas”: José Dirceu aposta na volta de Renan Filho ao governo do Estado

