Saiba como será o primeiro fim de semana do outono em Alagoas

19/03/2021 13h01
19/03/2021 13h01
Saiba como será o primeiro fim de semana do outono em Alagoas
Previsão do tempo - Foto: Divulgação

O verão 2021 chega ao fim nesta sexta-feira (19). E a chegada do outono, estação que começa neste sábado (20), às 06h38, e se estende até o dia 21 junho, é especialmente importante para a região Nordeste devido ao início do período chuvoso. Neste primeiro fim de semana de outono, que coincidiu com o início do fechamento das praias em razão da pandemia do novo coronavírus, o tempo deve ficar instável, conforme previsão da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Neste sábado (20), o tempo segue o mesmo e se mantém instável em todo Estado, com possíveis pancadas de chuvas na Capital, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata. As temperaturas variam entre 23°C e 30°C. No Sertão, sol entre poucas nuvens.

Para o domingo (21), apenas na região do Sertão, o tempo deve ficar aberto. A previsão é de sol entre poucas nuvens, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 36ºC. Já na Zona da Mata e na capital Maceió, o tempo deve ser de chuvas em pontos isolados pela manhã e noite e durante a tarde pode haver variação de nebulosidade.

Na capital alagoana, a temperatura mínima deve ser de 25ºC e máxima de 30ºC. Já na Zona da Mata do Estado a expectativa é de mínima de 22ºC e máxima de 31ºC.

Tempo de chuva

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta, o meteorologista Vinícius Pinho, a nova estação também traz a chamada quadra chuvosa, que tende a iniciar na segunda quinzena de abril, apresentando chuvas regulares nos próximos meses, características para este período. “São chuvas que devem chegar às regiões do Estado de forma regular. Chuvas consideradas normais para o período, para a estação do outono. A tendência, em relação às temperaturas, é que passe a diminuir gradativamente, aliviando assim esse calor que estamos sentindo ainda decorrente do verão”, explica Pinho.

Com a chegada da estação e consequentemente da quadra chuvosa, o meteorologista chama a atenção para o monitoramento das chuvas, não somente para os municípios que compõem a região metropolitana, direcionando ainda o acompanhamento para a Zona da Mata, que tem histórico de inundações devido à proximidade das bacias hidrográficas.