Parceiro no projeto Ação Social Pet, Complexo Tarcizo Freire promove castração de cães e gatos em Arapiraca

Por Redação 17/03/2021 15h03 - Atualizado em 18/03/2021 10h10
Por Redação 17/03/2021 15h03 Atualizado em 18/03/2021 10h10
Parceiro no projeto Ação Social Pet, Complexo Tarcizo Freire promove castração de cães e gatos em Arapiraca
Ação Social Pet promove castração de animais - Foto: Divulgação

A castração de cães e gatos, além de ser o método mais garantido para o controle populacional, também contribui para a saúde dos animais, diminuindo a probabilidade de doenças, como tumores na mama, próstata, e doenças infectocontagiosas.

Pensando nisso, o projeto “Ação Social Pet”, que conta com a parceria entre o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, a clínica veterinária Pet Aki e também do vereador Túlio Freire, deu início às castrações na semana passada.

Quatro médicos veterinários participam das cirurgias - entre cirurgiões e anestesistas - além dos auxiliares veterinários.

O projeto teve início em 2017, com atendimentos clínicos nas comunidades de Arapiraca, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia. Em três anos, cerca de 3 mil animais já foram beneficiados.

De acordo com o médico veterinário Daniel Tenório, coordenador do projeto, inicialmente, o serviço de castração será destinado ao controle populacional de cães e gatos que vivem sob os cuidados dos grupos de proteção, em abrigos. Pelo menos, 580 pets participarão da ação. O que se espera é que, com o controle da pandemia, os atendimentos nas comunidades possam ser retomados também.

“O projeto abrange as fêmeas, embora a castração do macho promova benefícios a sua saúde. Para realizar o controle populacional, precisamos castrar as fêmeas, para diminuir a reprodução e o consequente abandono dos animais”, pontuou Daniel.

Prioridade

“Estamos dando prioridade a grupos de proteção; pessoas que já retiraram diversos animais da rua, já trataram e estão com esses animais em casa, a gente vai realizar a castração, para, posteriormente, realizar as feiras de adoção, a fim de ajudar o pessoal nesse processo, para diminuir a sobrecarga dessas pessoas”, disse o médico veterinário.

Ainda segundo Daniel Tenório, em Arapiraca, protetores chegam a abrigar cerca de 40 até 150 animais e isso gera uma grande despesa para essas pessoas, que têm a boa vontade de retirar os pets da rua.

Retomada do projeto

Para Michel Freire, diretor do Completo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, é uma honra poder participar da retomada desse projeto, de grande importância para a cidade de Arapiraca, e que só trouxe bons frutos, realizando centenas de castrações.

“Essa ação promove um impulsionamento na vida das pessoas, de forma que vai trabalhar dentro das perspectivas da saúde coletiva, que não se restringe somente aos humanos, mas também aos animais de pequeno porte, vulneráveis, que estão soltos pelas ruas de Arapiraca.”

Segundo Michel, era preciso fazer mais, além dos atendimentos clínicos realizados nos bairros. Foi então que o deputado estadual Tarcizo Freire visualizou a necessidade de realizar a castração dos animais, para diminuir o fluxo de cães e gatos nas ruas.

“E hoje o projeto retoma. Estamos agora com o consultório itinerante, que em breve estará nas ruas de Arapiraca, fazendo com que a saúde [para os animais] chegue até as famílias. O cão ou o gato não é apenas um animal para essas pessoas, é um ente querido, que faz parte da família”, concluiu Michel Freire.