Moeda brasileira é a quarta que mais se desvalorizou em 2021

Real só perde para desvalorização das moedas do Sudão, Líbia e Venezuela

Por Redação com CNN Brasil 16/03/2021 12h12
Por Redação com CNN Brasil 16/03/2021 12h12
Moeda brasileira é a quarta que mais se desvalorizou em 2021
Dinheiro - Foto: Divulgação

Uma ranking da Austin Rating divulgado pela CNN Brasil Business apresentou que a moeda Brasileira foi a quarta que mais se desvalorizou no ano de 2021.

Segundo o ranking de desvalorização o real, moeda do Brasil, só fica na frente das moedas do Sudão, da Líbia e da Venezuela.

A desvalorização do Real, deve-se pelas condições político-econômicas do Brasil.

A desvalorização do real é reflexo do cenário externo e do quadro doméstico. Lá fora, o dólar vem ganhando força à medida que investidores passaram a comprar títulos do Tesouro americano (treasuries) com o aumento dos juros pagos pelos papéis. Já no âmbito local, as incertezas com as questões fiscais — que, enfim, pareciam ter dado uma trégua com o avanço da PEC Emergencial no Congresso e com a definição do auxílio emergencial — acabaram dando lugar ao medo da volta do Lula ao cenário eleitoral em 2022.

Segundo analistas e economistas consultados pelo CNN Brasil Business, o principal risco é que o Governo atual adote políticas populistas, antecipando uma possível disputa eleitoral entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Nesse sentido, o temor é aumento do auxílio emergencial e intervenção na política de preços dos combustíveis, por exemplo.