Casos de óbitos por Covid-19 crescem 30% em Alagoas, avalia estudo da Ufal
Casos de óbitos por Covid-19 crescem 30% em Alagoas, avalia Ufal

Alagoas teve um aumento de 30% nos óbitos causados pela Covid-19 e voltou a superar a marca semanal de 100 mortes pela doença. Essa marca não era registrada desde o início de agosto de 2020, segundo o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
"A evolução dos casos indica que devemos ter um aumento de casos graves e óbitos nas próximas semanas, o que pode fazer com que ultrapassemos os números observados na primeira onda", ressaltou o coordenador do Observatório, Gabriel Bádue.
De acordo com o Observatório, os indicadores continuam apontando para o descontrole da transmissão da Covid no estado, o que tem refletido no aumento da incidência de casos confirmados e suspeitos, além do incremento na ocupação hospitalar.
Arapiraca, Maceió e a 10ª Região Sanitária (que engloba os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'água do Casado, Pariconha e Piranhas) foram as localidades que apresentaram as maiores incidências de casos em relação às suas populações na 10ª Semana Epidemiológica, iguais a 259, 224 e 70 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.
A expectativa é da continuidade da expansão de casos nas próximas semanas, o que, na sequência, pode resultar no aumento de casos graves e óbitos.
O número de casos suspeitos também continua subindo, tendo 15.101 notificações, nesse domingo (14). Considerando que 51% dos exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) na última semana tiveram resultado positivo, o número representa um incremento de aproximadamente 7.500 casos entre os casos confirmados.
Ocupação hospitalar
Ontem (14), a taxa de ocupação hospitalar dos leitos de UTI estava em 83%, isto é, além do 80% que é o limite máximo recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste para adoção do lockdown. "Apesar de a oferta de leitos continuar subindo, não tem sido suficiente para conter o aumento da taxa de ocupação. Com isso, a expectativa é de que o governo do estado anuncie novas medidas restritivas ao longo dessa semana", explicou Bádue.
Com informações do TNH1
Últimas Notícias

Após luta contra câncer, morre Preta Gil, aos 50 anos

Sine Maceió divulga mais de 500 vagas de emprego nesta semana; veja como se candidatar

Morre Luiz Edivaldo Barreto, liderança do Movimento da População em Situação de Rua em Alagoas

Capturas de animais em via pública é realizada pela Unidade de Controle de Zoonoses em Maceió; veja como solicitar

Tentativa de agressão a passageira em ônibus termina em prisão, em Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
