PGR recorre da decisão de Edson Fachin que anulou condenações de Lula
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta sexta-feira (12) recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou na última segunda-feira (8) as condenações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em nota, a PGR informou que o Ministério Público Federal entende que a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba deve ser mantida como a responsável pelas quatro ações penais contra o ex-presidente. Elas envolvem o tríplex do Guarujá, o sítio de Atibaia e o Institutio Lula.
A posição é contrária à decisão de Fachin, que atendeu pedido da defesa de Lula e considerou que os processos não poderiam ter sido julgados no Paraná por não haver conexão dos temas com a investigação de ilícitos na Petrobras, que eram investigados pela Operação Lava Jato em Curitiba. Fachin direcionou os processos para o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), no Distrito Federal.
Para a PGR, "com base na jurisprudência do Supremo, e com vistas a preservar a estabilidade processual e a segurança jurídica, devem ser mantidas as condenações e continuados os processos".
No recurso, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo requer que, caso Fachin não reconsidere sua decisão monocrática, o recurso seja julgado por órgão colegiado. A expectativa é que a decisão seja revertida caso vá a plenário para que seja votada pelos 11 ministros.
A PGR solicitou que, caso seu pedido não seja atendido, que ao menos a Corte entenda que novas decisões não poderão afetar a competência da Vara de Curitiba em relação aos processos da Lava Jato. Dessa forma, evitaria que outros políticos e empresários condenados na Lava Jato recebam benefício semelhante ao concedido a Lula.
Últimas Notícias
Ex-presidente hondurenho é libertado nos EUA após perdão de Trump
Seleção feminina fecha 2025 com goleada de 5 a 0 sobre Portugal
Médico do Hospital Ib Gatto destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
Polícia Civil localiza suspeito de abandonar 11 filhotes e instaura inquérito por maus-tratos a animais
Princípio de incêndio é registrado em academia no bairro Cacimbas, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Festival da Consciência Negra em Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

