Após dar aval, governo do Rio volta atrás e veta partidas do Paulistão no estado

Recuo frustra equipes paulistas que já haviam recebido a confirmação em reunião com Federação Paulista

Por da redação com GE 11/03/2021 20h08
Por da redação com GE 11/03/2021 20h08
Após dar aval, governo do Rio volta atrás e veta partidas do Paulistão no estado
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol - Foto: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Após dar aval para realização de jogos do Campeonato Paulista no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro recuou e vetou que as partidas sejam realizadas no estado.

O recuo foi publicado em nota oficial cerca de duas horas e meia depois de o Governo ter confirmado à Federação de Futebol do Rio (Ferj) e de São Paulo (FPF) que o estado estava de "portas abertas", conforme revelou o blog.

A reportagem apurou que após o aval aos clubes paulistas, o governador foi aconselhado a ouvir seu conselho técnico que rechaçou a ideia. Após a consulta, o governo enviou a seguinte nota:

"O governador em exercício Cláudio Castro foi consultado sobre abrir estádios do Rio para o Paulistão, mas negou por conta do avanço dos números da Covid no estado".

A negativa frustra a ideia da FPF de ter uma opção para a continuidade da competição, vetada em São Paulo, pelo governador João Doria, devido às restrições provocadas pela epidemia de coronavírus.

A informação de que o Rio estava aberto para receber os jogos chegou à FPF no meio da reunião com os clubes paulistas. Os presidentes das equipes foram avisados de que o governador do Rio havia dado o aval por volta de 16h30.

Houve questionamentos sobre como seriam feitos os deslocamentos e quem arcaria com as hospedagens dos atletas.

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, foi quem intermediou o contato:

"Fui procurado pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Bastos, sobre a possibilidade de receber no estado os jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Desportivamente, não vejo nenhum obstáculo. O Protocolo Jogo Seguro é referência. Entretanto, eu não posso fazer nada sem comunicação ou ciência do Governador e Prefeito", disse o dirigente após recuo do governo.

A federação paulista trabalha, agora, com a possibilidade de realizar os jogos em Minas Gerais, mas ainda não há confirmação da disponibilidade no estado.

A FPF se reunirá com o governo do estado paulista na segunda-feira para discutir a remarcação dos jogos adiados por conta da paralisação. Em nota divulgada nesta tarde, a FPF sequer faz menção a jogar fora do estado e diz estar em busca de um entendimento com o governo.