Alerj aprova Projeto de Lei para rebatizar Maracanã com nome em homenagem a Pelé

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio aprovam que Estádio passe a se chamar Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé

Por da redação com GE 09/03/2021 20h08
Por da redação com GE 09/03/2021 20h08
Alerj aprova Projeto de Lei para rebatizar Maracanã com nome em homenagem a Pelé
O Maracanã - Foto: Globoesporte

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira a mudança do nome do Estádio do Maracanã de "Jornalista Mário Filho" para "Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé".

A mudança foi aprovada em regime de urgência pelos deputados da Alerj e ainda depende da aprovação do governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la.

Se aprovado, o complexo esportivo, que engloba ainda o ginásio Maracanãzinho e o estádio de atletismo Célio de Barros, seguirão se chamando Mário Filho. Somente o Estádio do Maracanã terá o novo nome.

O projeto de lei 3.489/21, que prevê a mudança, é de autoria do deputado André Ceciliano (PT). Segundo a proposta, as placas contendo o nome do estádio deverão fazer menção ao milésimo gol do Pelé.

- A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público tem sido uma preocupação da sociedade para zelar pelo que é de todos e impedir a privatização do patrimônio público. Mas, nesse caso, essa é uma justa homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços ao nosso país - justificou Ceciliano.

Inaugurado no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã completou 70 anos em 2020. Ele foi inicialmente batizado de Estádio Municipal e recebeu sua primeira partida oficial no dia seguinte à inauguração: um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo terminou com vitória dos paulistas por 3 a 1.