É falsa mensagem com cronograma de vacinação contra a Covid-19 por idade

Por Agência Alagoas 09/03/2021 16h04
Por Agência Alagoas 09/03/2021 16h04
É falsa mensagem com cronograma de vacinação contra a Covid-19 por idade
Fake - Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem um texto contendo um suposto calendário com datas para a vacinação contra a Covid-19 por idade, sem, no entanto, especificar de qual estado ou cidade seria o cronograma. O conteúdo é falso.

“Repassando Calendário de Março Atualizado - Previsão Primeira fase de Imunização dos Idosos”, diz o conteúdo da mensagem, que segue apontando dias para a imunização de diversas idades, inclusive para pessoas abaixo de 60 anos, ou seja, não idosas.



A mensagem falsa surgiu no Rio de Janeiro, mas já circula em todo o país e tem sido desmentida por diversos estados e municípios.

Alagoas recebeu seis remessas de vacinas do Ministério da Saúde desde janeiro, totalizando 228.860 doses da AstraZeneca e CoronaVac. De acordo com a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, o estado possui cerca de 395 mil idosos, população superior ao número de vacinas disponibilizadas até o momento.



Além disso, considerando que a pirâmide etária desenvolvida pelo IBGE mostra que quanto mais baixa idade, mais pessoas há naquela faixa etária, e que as remessas de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde não são definidas com muita antecedência, os calendários de vacinação vão sendo elaborados à medida que a chegada de novas doses de vacina é confirmada.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforçou que não procede a informação sobre calendários de imunização: “A Sesau esclarece que a vacinação para imunizar a população contra a Covid-19 segue um direcionamento organizado pelo Ministério da Saúde, com as suas diretrizes contidas no Plano Estadual de Vacinação, que pode ser baixado no www.saude.al.gov.br.



Ainda segundo a Sesau, as faixas etárias para a vacinação são definidas mediante o quantitativo de vacinas que são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados.

“Por fim, a Sesau esclarece também que assim que as vacinas chegam ao Estado de Alagoas, o Governo informa qual público será vacinado e quando as doses estarão disponíveis para os municípios, que são os responsáveis pela vacinação”, explica a secretaria.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.