Mais três municípios aderem o consórcio para compra de vacinas; veja quais
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) divulgou, nesta segunda-feira (08), que mais três cidades alagoanas aderiram ao consórcio para aquisição de vacinas, proposto pela entidade. Os municípios da Barra de São Miguel, Carneiros e São Miguel dos Campos juntam-se a Maceió, Cajueiro, Minador do Negrão e São Sebastião.
De acordo com a assessoria da FNP, 2.172 municípios, sendo 25 capitais, já aderiram ao consórcio. Clique aqui para ver a lista completa.
"A ideia de constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. De acordo com o PNI, a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público, amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo", informou a FNP.
Para custear as vacinas, os recursos podem ser disponibilizados por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Caso isso ocorra, a ideia é reembolsá-los. Não seria adequado os municípios terem esse gasto diante do PNI, pois já estão afogados em dívidas por conta do momento”, ressaltou o presidente da FNP, Jonas Donizette, em entrevista recentemente.
O consórcio foi criado com o objetivo de dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda.
Últimas Notícias
Cruzeiro de Arapiraca divulga lista de relacionados para estreia no Alagoano 2026
Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro
Peças sacras furtadas há 20 anos são devolvidas à Arquidiocese do Rio
Ator diz ter sido vítima de golpe ao comprar videogame e receber garrafão de azeite

