Sem jogadores que atuam na Europa, Conmebol deve suspender jogos das Eliminatórias em março

Tendência é que rodada dupla deste mês seja disputada só no segundo semestre

Por da redação com GE 05/03/2021 18h06
Por da redação com GE 05/03/2021 18h06
Sem jogadores que atuam na Europa, Conmebol deve suspender jogos das Eliminatórias em março
Seleção brasileir - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

É praticamente certo que as duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas previstas para março serão suspensas pela Conmebol. Só uma reviravolta tida como muito improvável por quem toma decisões no futebol do continente pode alterar esse cenário.

Uma reunião do Conselho da Conmebol com participação de dirigentes da Fifa realizada nesta sexta-feira terminou sem que nada tenha sido decidido de maneira oficial. Informalmente, porém, até os maiores entusiastas da ideia de jogar em março admitem que é quase impossível.

Outro encontro será realizado neste sábado, agora com participação do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que passou as últimas semanas negociando com governos europeus a liberação dos jogadores que atuam naquele continente para viajarem até a América do Sul.

A Inglaterra, por exemplo, exige que os jogadores passem por uma quarentena de 10 dias após voltarem da América do Sul, o que inviabilizaria a participação deles em jogos decisivos de seus clubes. Por isso, a Fifa desobrigou os clubes de cedê-los para as seleções.

Esta nova reunião deve servir para oficializar o que já está praticamente decidido – o adiamento dos jogos de março – e para encontrar novas datas para estas partidas. A tendência é que os dois jogos sejam encaixados nas datas Fifa de setembro e outubro. Assim, estas janelas internacionais teriam três partidas, em vez das habituais duas.

Durante a reunião desta sexta-feira, uma série de possibilidades foram discutidas para salvar os jogos de março, mas todas acabaram descartadas. O Brasil, por exemplo, não aceita jogar só com atletas que atuem no continente – posição que foi seguida pela maioria, mas não pela Argentina.

Também se ofereceu a possibilidade de jogar em "bolhas sanitárias" na Itália, no Catar, no México e nos EUA, países que não impõem restrições de viagem para sul-americanos. Mas esses planos foram rejeitados de maneira unânime e sem muita discussão.

As Eliminatórias Sul-Americanas são disputadas em formato de ida e volta, todos contra todos. Os quatro primeiros se classificam direto para a Copa do Catar, e o quinto fica com uma vaga na repescagem, contra representante de outro continente, a ser definido.

Após quatro (de 18) rodadas, o Brasil lidera com 12 pontos, 100% de aproveitamento. Em março, a seleção jogaria contra a Colômbia em Barranquilla e contra a Argentina no Recife.