Arapiraca receberá novos leitos para tratamento da Covid-19
Município também receberá novo lote de vacina nos próximos dias, para imunização de pessoas idosas
O combate à Covid-19 em Arapiraca receberá importante reforço, com abertura de novos leitos para tratamento de pessoas infectadas pelo vírus.
Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (dia 1º), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Saúde, médica-infectologista Luciana Fonseca, apresentaram ao governador Renan Filho e ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, propostas de trabalho conjunto, com o alinhamento de protocolos sanitários, entre outras ações emergenciais na luta contra a pandemia.
No encontro, Renan Filho adiantou que, nos próximos dias, serão abertos dez leitos de UTI no Hospital Chama. Além disso, o município receberá novas doses da vacina contra a doença.
O governador disse ao prefeito Luciano Barbosa que está indo a Brasília, nesta terça-feira (2), mais precisamente ao Ministério da Saúde, para unificar ainda mais o plano de ações com o governo federal e trazer novo lote de vacina, para seguir o cronograma de imunização dos arapiraquenses e alagoanos.
“É muito importante esse alinhamento entre município e estado, para que possamos vencer essa pandemia”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa.
Medidas preventivas
Outro ponto debatido na reunião teve como foco as medidas preventivas, com a participação efetiva dos moradores e visitantes. Para a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, o trabalho conjunto deve ser realizado em três frentes.
“As pessoas não podem relaxar nas medidas protetivas como o uso de máscaras, seguir as recomendações e protocolos sanitários, além de evitar aglomerações”, frisou. Por outro lado, a secretária defendeu a sequência da imunização de idosos e pessoas do grupo de risco, bem como a realização de exames com padrão de referência.
Ela citou o exame RT-PCR, que identifica o vírus e confirma com maior segurança se a pessoa está no período inicial da doença. “Esse trabalho requer parceria dos municípios com o governo estadual e universidades”, acrescentou Luciana Fonseca, revelando que a taxa de letalidade da doença em Arapiraca é de 0,29%, bem abaixo do indicador estabelecido pelo Ministério da Saúde (2,5%.
A secretária de Saúde também adiantou que a taxa de mortalidade registrada, atualmente, no município de Arapiraca, é da ordem de 2,7 casos para cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 9,9 casos para cada 100 mil habitantes.
Últimas Notícias
Terremoto de magnitude 6,3 deixa 20 mortos e mais de 500 feridos no Afeganistão
Homem é preso após agredir a companheira a zona rural de Taquarana
Conselho Municipal de Saúde realiza visita técnica às novas instalações da maternidade da Santa Casa de Penedo
Jovem morre após ser baleada na cabeça em frente ao pai e namorado durante assalto
Jovem de 23 anos chega em casa embriagado e agride a própria mãe em Cacimbinhas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

