Duas taças de campeão, 100 medalhas, dois pódios: veja como será a divisão entre Morumbi e Beira-Rio

Dirigentes precisaram se dividir. Presidente da CBF, Rogério Caboclo, estará no Morumbi

Por da redação com Globo Esporte 24/02/2021 19h07
Por da redação com Globo Esporte 24/02/2021 19h07
Duas taças de campeão, 100 medalhas, dois pódios: veja como será a divisão entre Morumbi e Beira-Rio
Troféu de campeão da Série A - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Na rodada decisiva do Brasileiro, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, estará presente no jogo do Flamengo, no Morumbi. Já na partida do outro possível campeão, o Internacional, no Beira-Rio, estará o secretário-geral, Walter Feldman. Quanto à taça, serão duas. Ninguém, desde que seja campeão, ficará sem levantar o caneco.

Assim como não ficará sem receber medalhas. A CBF preparou tudo dobrado. Serão 50 medalhas em cada estádio. Duas taças, dois pódios e duas festas com "chuva de prata". Mas somente uma será acionada.

As medalhas que não forem distribuídas, assim como a taça que não for levantada, serão usadas pela CBF em eventos promocionais ou exposições no museu. A curiosidade, é que já no ano passado, a entidade percebeu que o campeonato seria disputado até o fim. Tanto que a primeira das duas taças chegou à entidade em setembro do ano passado. E a segunda, já no início desse ano, muito tempo antes de Flamengo e Inter disputarem ponto a ponto. Elas foram feitas no Chile.

Como se deu a divisão entre os dirigentes

A ida do presidente para o jogo do Flamengo e do secretário-geral da entidade para a partida do Inter obedece a um critério que a CBF sempre usa em casos de disputa na última rodada. O cargo mais alto assiste in loco o jogo da equipe com maior número de pontos e o segundo mais alto, o do vice-líder.

Foi assim há algumas semanas, na decisão da série B, disputada entre a Chapecoense e o América-MG. O time mineiro estava na liderança e teve na arquibancada a presença de Feldman, que naquela ocasião fazia as vezes de cargo mais importante da hierarquia, uma vez que o presidente não pôde ir a nenhum dos dois jogos. Na partida da Chape, que estava em segundo, esteve presente Manoel Flores, diretor de competições. Foi ele quem acabou entregando o troféu e comandando a festa.

Além de dirigentes e adereços, as equipes da CBF também vão dobradas para as duas capitais. Um total de 15 pessoas no Morumbi e outras 15 no Beira-Rio.

Pedidos de credenciais extra


Tanto Inter, quanto Flamengo deram certo trabalho aos diversos setores da CBF com pedidos extra de credenciais. Alguns foram aceitos, mas a maioria não. Porto Alegre, onde o Inter joga em casa, vive a situação mais restrita em relação à pandemia de coronavírus, com decreto de "bandeira preta", isto é, fechamento de estabelecimentos não essenciais, inclusive de bares e restaurantes, que só podem funcionar para entregas.

Já o Flamengo, que não joga em casa, fez pedidos para levar mais integrantes credenciados, para que um maior número de pessoas pudessem estar no Morumbi. O total permitido para cada delegação, em qualquer rodada do Brasileiro, é de 60 pessoas.